Balbinotti assume vaga de deputado.

Odilio Balbinotti (PMDB) toma posse hoje como deputado federal pelo Paraná no lugar de Moacir Micheletto (PMDB), morto em um acidente de carro.

Image
  • 07 de Fevereiro de 2012
  • 388

Odilio Balbinotti (PMDB) toma posse hoje como deputado federal pelo Paraná no lugar de Moacir Micheletto (PMDB), morto em um acidente de carro no Oeste do estado há uma semana.

Ruralista e um dos maiores produtores de semente de soja do país, Balbinotti ganhou notoriedade em março de 2007, quando foi anunciado pelo então presidente Lula como ministro da Agricultura e, 48 horas depois, abriu mão da indicação sem chegar a assumir o cargo.

A desistência ocorreu após a divulgação pela imprensa de que ele era investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em um inquérito sigiloso por ter supostamente forjado documentos para conseguir um empréstimo do Banco do Brasil.

O processo foi julgado em março de 2009 em decisão do ministro Ricardo Lewandowski. Por se tratar de uma ação sigilosa, a assessoria do STF não informou o teor da sentença, apenas que o processo físico foi remetido ao juízo da comarca de Alto Garças, em Mato Grosso.

Outro inquérito envolvendo Balbinotti tramitou no Supremo a partir de 2009 e foi devolvido à Justiça do Mato Grosso em 2011 porque Balbinotti não havia sido reeleito.

Balbinotti fez 84.466 votos em 2010. Após ser o segundo deputado mais rico eleito na campanha de 2006, quando declarou um patrimônio de R$ 123 milhões, ele declarou bens que somavam R$ 16 milhões quatro anos depois (87% a menos).

A diminuição ocorreu porque ele teria transferido bens, na maioria fazendas, para os dois filhos e esposa.

O deputado, que assume o quinto mandato em legislaturas consecutivas, disse que vai dar prioridade à defesa dos municípios e da agropecuária.