Professores da Rede Estadual confirmam mobilização para quinta-feira em todo o Paraná.

Cada aula terá duração de 30 minutos o que significa que os alunos do período da manhã deverão ser liberados às 10h. A mesma situação vale para os períodos da tarde e noite.

Image
  • 08 de Fevereiro de 2012
  • 328

As aulas na Rede Estadual de Ensino do Paraná começam hoje, mas amanhã, os professores de todo o Estado farão uma mobilização que deixará os alunos com um tempo menor em cada aula.

Cada aula terá duração de 30 minutos o que significa que os alunos do período da manhã deverão ser liberados às 10h. A mesma situação vale para os períodos da tarde e noite.

Os professores decidiram encurtar as aulas para cobrar do Governo do Estado a implantação de 33% da jornada de trabalho como hora-atividade. Neste um terço os professores deveriam concluir as atividades extra-classe, como: preparação de aulas e correção de provas.

Atualmente a hora-atividade representa 20% da carga horária de trabalho de um professor estadual.

Os 33% pedidos pelos professores estão previstos na Lei Federal 11.738/2008, que também estabeleceu o Piso Salarial para o Magistério da Educação Básica.

No Paraná a categoria cobra o cumprimento da Lei há bastante tempo.

Em janeiro houve uma reunião entre o Sindicato dos Professores em Educação Pública do Paraná – APP-Sindicato – e a Secretaria de Estado da Educação.

Segundo a direção estadual da APP-Sindicato ainda não houve a apresentação de uma proposta para a implantação dos 33% de hora-atividade, por isso a paralisação de amanhã.

Já a Secretaria de Estado da Educação do Paraná por meio da sua Assessoria de Imprensa, informou que estão sendo realizados estudos para verificar a possibilidade de implantação da hora atividade de um terço da carga horária total dos professores.

A Secretaria ressalta que está mantendo o diálogo com a APP-Sindicato em reuniões constantes.

A direção da APP-Sindicato Estadual disse ontem que os alunos deverão receber comunicados para ser entregues aos pais nesta quarta-feira, primeiro dia letivo de 2012.