Ano letivo começa com melhorias em todas as áreas da Educação.

Cerca de 1 milhão e 300 mil estudantes da rede estadual de ensino retornam às aulas nesta quarta-feira.

Image
  • 08 de Fevereiro de 2012
  • 384

Cerca de 1 milhão e 300 mil estudantes da rede estadual de ensino retornam às aulas nesta quarta-feira, nas mais de 2 mil e 200 escolas públicas do Paraná. Segundo o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, o Governo do Estado investiu em todas as áreas para assegurar melhorias na qualidade do ensino ofertado aos alunos paranaenses. Arns lembrou que o Paraná contratou cerca de 17 mil profissionais para a educação em 2011.

Muitos estudantes participarão das atividades da educação integral, que foram ampliadas para 300 municípios. Também houve um aumento na oferta de educação profissional, em função de uma parceria com o sistema Fecomércio.

São cerca de 7 mil novas vagas em cursos técnicos para os estudantes da rede pública estadual.

A Secretaria da Educação também aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, oferecendo qualificação para o primeiro emprego. O secretário falou sobre os espaços físicos que também foram melhorados em muitas escolas. Os alunos atendidos pelo transporte escolar também foram lembrados.

Em 2011, os repasses aos municípios para o transporte escolar aumentaram em mais de 100%, de 28 milhões de reais em 2010 para 58 milhões de reais em 2011.

O ano escolar começa com menos alunos por turma nas escolas estaduais. Em outubro do ano passado, foi publicada uma resolução que fixa o número de alunos para efeitos de composição de turmas. A resolução começa a vigorar a partir deste ano, com implantação gradativa até 2014. Outra frente de trabalho da secretaria é o fortalecimento dos grêmios estudantis, com a criação de uma unidade em cada escola do Estado.