Evento acontece em Boa Esperança do Iguaçu.
Foto: Reprodução Facebook
697
A Copa Paraná de Karatê, foi disputada até então como Copa Sudoeste de Karatê, tendo em vista abranger apenas a nossa região, e teve início no ano de 1995, por iniciativa dos professores da Organização Wadô-Ryu da região, sendo realizada a primeira competição em Dois Vizinhos, posteriormente mais quatro fases durante aquele ano. No ano seguinte manteve-se a realização de cinco fases, alterando em 1997 para apenas três a quatro fases por ano. Boa Esperança do Iguaçu sediara a segunda fase de 2022, dia 13 de novembro será, portanto a 89º edição deste que é sem duvida um dos maiores eventos de karatê do estado do Paraná, com a participação de aproximadamente 400 pessoas.
O professor Kassio fez o convite para o evento. “Gostaria em nome da Associação Garra de Karatê - Wadô-Ryu de fazer um convite a toda população duovizinhense e região, para a segunda fase da Copa Paraná de Karatê de Wadô-Ryu 2022, o evento acontecera em Boa Esperança do Iguaçu, no dia 13 de novembro, neste domingo, com início as 08h30. O evento vai contar com 19 municípios presentes do Paraná, com aproximadamente 400 atletas, desde 04 anos até o master acima de 35 anos. Quem tiver interesse em conhecer um pouco do lado esportivo do Karatê, competitividade do campeonato, pode se fazer presente no ginásio de esportes em Boa Esperança do Iguaçu, não tem custo de entrada, é só ir prestigiar o evento. O evento vai acontecer durante o dia todo, na parte da manhã categoria de 04 a 09 anos e a tarde categoria de 10 anos a cima.”
O objetivo principal da realização deste evento é buscar a integração dos professores e praticantes de Karatê de nossa região e do estado, com o de aperfeiçoar suas técnicas e descobrir novos talentos neste desporto, que se tornou olímpico recentemente. Como 85% dos competidores são menores de 14 anos, procura-se visar o desenvolvimento técnico, mas acima de tudo a motivação, a socialização e a confraternização entre os participantes e familiares.
O sucesso da Copa Paraná de Karatê observa-se sob vários aspectos como: o aumento do numero de participantes a cada ano (começamos com 110, hoje passa de 400 atletas por fase realizada); O Acompanhamento cada vez maior dos familiares dos atletas lotando os ginásios de esportes a cada evento; A revelação de atletas de alto nível hoje temos na região vários campeões nacionais de Karatê Wadô-Ryu; A participação harmônica entre os professores que são os árbitros dos confrontos demonstrando seriedade e profissionalismo entre os mesmos não havendo questionamentos sobre suas atuações.
Hoje participam da Copa Paraná de Karatê os municípios de: são Jorge d’Oeste, Salto do Lontra, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas< Coronel Vivida, mangueirinha, Ampére, Nova Prata do Iguaçu, Santa Izabel d’Oeste, Coronel Domingos soares, Curitiba, Campo mourão e Toledo, totalizando até 18 municípios participantes por fase realizada.
Todos os árbitros que atuam no evento têm graduação de faixa preta, dando assim maior segurança aos atletas e a organização na condução dos confrontos.
Fonte Portal Educadora