Foram 17 dias de viagem e 1.412 quilômetros rodados.
Foto: Arquivo Pessoal
1980
O duovizinhense Claudinei Palmeira, 38 anos, sempre tinha o sonho de fazer uma cicloviagem. Ele reside em Aparecida (GO) e utiliza o meio de transporte como trabalho para fazer entregas. No final de outubro, ele se organizou e decidiu que viria para Dois Vizinhos visitar seus familiares de bicicleta. Foram 17 dias de viagem e 1.412 quilômetros rodados até chegar a casa dos seus pais, no Bairro Jardim da Colina. “Eu sai dia 28 de outubro de Aparecida (GO), com barraca, saco de dormir na bicicleta e vim. Passei pelos estados de Goiás, Minas e Paraná. Foi uma viagem de autoconhecimento, testar o corpo, a mente. Os primeiros dias foram mais difíceis, pedalei menos, fazia média de 50, 60 quilômetros, o corpo foi acostumando, fui pegando ritmo e cheguei a fazer 150 quilômetros em um dia entre Mamborê e Cascavel, onde fiquei um dia na casa da minha irmã. Passei por muitas cidades, dormi na barraca, em duas noites fiquei em hotel para descansar melhor, mas a maioria das noites ficava em postos de combustíveis”, explicou.
Claudinei tinha alguns receios antes de começar a viagem. “O que mais passei medo foi nas rodovias que não tem acostamento, que você anda junto com os carros e caminhões, muitas vezes precisa sair da estrada, parar. Perrengue eu tive alguns também, furou pneu, fiz a troca, o câmbio também deu uma entortada, mas eu consegui arrumar. A bicicleta incomodou pouco na questão mecânica. O dormir foi tranquilo, montava a barraca, ficava perto dos caminhões e me sentia seguro”, completou.
Mais viagens...
Agora, ele já planeja outras aventuras. “Eu fazia alguns pedais, em trechos curtos, mas foi a primeira cicloviagem. Eu tenho em mente fazer uma rota saindo de Goiânia para a Chapada dos Veadeiros, Aparecida do Norte (SP), Rio de Janeiro, Espírito Santo e Nordeste. Agora estou me preparando para esse roteiro, mas sem data prevista. Tenho que estudar os postos, as distâncias entre eles, o que eu preciso e essas viagem eu fiz pra pegar experiência e percebi que o menos é mais, levar menos bagagem, estava com peso excessivo no começo e pegando experiência na rodovia”, conclui. Claudinei fica em Dois Vizinhos no até o final do ano e volta para Goiania, de ônibus, no início de janeiro.
Fonte: Portal Educadora