• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Novembro Azul: homens podem agendar exames neste sábado, na Amedv-RCC

Serão disponibilizados testes rápidos para diversas doenças e agendamento de PSA.

Image
  • 18 de Novembro de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 409

A prefeitura de Dois Vizinhos, através da secretaria de saúde, em parceria com a Associação das Mulheres de Dois Vizinhos – Rede de Combate ao Câncer (Amedv-RCC), realiza um mutirão de exames para os homens na sede da entidade. Os trabalhos começam às 16h, com uma conversa sobre a importância dos cuidados com a saúde e exames periódicos. Serão disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, além de encaminhamentos para o PSA (exame de sangue que ajuda na detecção de câncer de próstata). “Os homens são mais resistentes e, nessa campanha do Novembro Azul, buscamos enfatizar a importância da prevenção, de combater o câncer. No ano passado vários homens tiveram diagnóstico de câncer de próstata nessa campanha, por isso, a importância desse tipo de evento”, explicou Jeferson Vieira, vice-presidente da Amedv-RCC.

Palestra

Na quinta-feira, 17, no Centro Cultural Arte e Vida, foi realizada uma palestra com o cardiologista Fabiano Santiago, enfatizando a prevenção de doenças cardiovasculares e cânceres para os homens. Na ocasião, também estavam sendo realizados testes rápidos de hepatite b e c, HIV e sífilis, além do encaminhamento para o PSA. “A palestra do Dr. Fabiano foi incrível, falou sobre os cânceres e doenças cardiovasculares que vitimam muitos nomes.  Esperávamos um público maior de homens nesta palestra”, completou Jeferson.

O prefeito Carlinhos Turatto (PP), em seu discurso, ressaltou a importância dos homens se cuidarem e que o câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no mundo. A secretária de saúde, Claudete Meurer também estava na palestra e parabenizou os presentes.  “Vocês sim se importam com a saúde vocês e vieram ouvir o que o Dr. Fabiano tem a falar, e pode ter certeza que vai ajudar e muito a cada um”, completou.

Fonte: Portal Educadora