O estudo vai desenvolver tecnologias para o tratamento de água.
Foto: Assessoria
1280
A professora Dra. Samara Silva de Souza, do curso de engenharia de bioprocessos e biotecnologia e do programa de pós-graduação em biotecnologia da UTFPR de Dois Vizinhos teve projeto selecionado na Iniciativa Amazônia +10. “O estudo consiste no desenvolvimento de tecnologias para o tratamento de água, como a bioadsorção e a remoção por membranas de nanocelulose bacteriana e cerâmicas. O resultado esperado é um produto (sistema piloto instalado) para fornecer energia elétrica sustentável e água de qualidade, que poderá ser replicado e ampliado para atender comunidades locais em diferentes regiões da Amazônia, produto denominado ‘Kit Amazônia’”, explicou.
Toda a pesquisa foi desenvolvida em conjunto a Dra. Samira Carvalho, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Dr. Oswaldo Hideo Ando Junior da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Além disso, contou com a participação de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
De acordo com a professora Samara Souza, os recursos da Fundação Araucária serão destinados a aquisição de equipamentos, materiais e bolsas de Pós-Doutorado Junior-CNPq.
Amazônia +10
A Iniciativa Amazônia +10 é um projeto do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e tem como objetivo apoiar a pesquisa e a inovação tecnológica na Amazônia Legal, promovendo a interação natureza-sociedade e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. A iniciativa aspira promover ações convergentes de Ciência, Tecnologia e Inovação que fortaleçam diretrizes, eixos e proposituras do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, visando superar obstáculos para o reflorestamento de áreas degradadas, o desenvolvimento de atividades agrícolas de baixa emissão de gases de efeito estufa, a agregação de valor nas cadeiras produtivas da bioeconomia, a geração de alimentos, a produção de fármacos, a geração de energia limpa etc., e a garantia de acesso a serviços básicos para as populações que habitam na região.
Ao todo, 20 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participam da Chamada de Propostas, totalizando um investimento de R$ 52 milhões. Apenas 86 propostas foram habilitadas para a chamada e 39 propostas foram aprovadas, dentre elas o Projeto “Amazônia Sustentável - Promovendo a inclusão social pelo acesso à energia elétrica e água de qualidade de comunidades locais amazônicas”.
A UTFPR Campus Dois Vizinhos parabeniza a professora Samara e todos os envolvidos no projeto, pois além de ser um excelente trabalho em rede oportunizando a pesquisa colaborativa, mostra nossa capacidade em poder contribuir na resolução de um problema nacional com uso de ciência e tecnologia.
Fonte: Assessoria