São 298 produtores cadastrados que recebem atendimento gratuito.
Foto: Assessoria
588
No último mês de novembro, a secretaria de agricultura de Dois Vizinhos realizou um balanço sobre o número de produtores que foram atendidos pelo Programa de Melhoramento Genético através da inseminação artificial de bovinos leiteiros. Em menos de dois anos, foram realizados mais de 12 mil procedimentos. O programa ainda disponibilizou mais de 13 mil litros de nitrogênio no mesmo período (janeiro de 2021 a outubro de 2022). São 298 produtores castrados que recebem assistência técnica e tecnologia de ponta, através de sêmens importados adquiridos das raças Jersey e Holandesa. “O grande benefício é o melhoramento genético do rebanho, que agrega valores às produções de leite e que sai a custo zero para o pequeno produtor”, resumiu o secretário José Carlos Ventura Júnior, o Juninho, secretário de agricultura.
Dois Vizinhos é a maior bacia leiteira do Sudoeste, tendo também a oitava posição no Paraná no mesmo quesito, com cerca de 30 mil animais que produzem 200 mil litros de leite por dia.
“O nosso produtor está investindo em tecnologia, participando de programas do governo e, com o trabalho realizado pela nossa equipe, em parceria com o IDR, o resultado se reflete no melhoramento da qualidade do leite”, conclui Juninho.
Para garantir a participação no programa é necessário, anualmente, realizar a atualização cadastral. Para os produtores que ainda não aderiram ao programa e desejam ser beneficiados, de forma gratuita, devem fazer o cadastro junto a Secretaria de Agricultura Municipal. Para maiores informações, pode-se entrar em contato pelos fones 46 3536-5847 ou 3536-5554.
Fonte: Portal Educadora com Assessoria