Os produtores poderão plantar o grão até o dia 20 de março.
Foto: Assessoria
840
Nos últimos dias, o secretário de agricultura de Dois Vizinhos, Juninho Ventura, juntamente com o prefeito Carlinhos Turatto (PP) e o deputado estadual Paulo Litro (PSD), esteve em audiência com o secretário estadual de agricultura Norberto Ortigara para demonstrar preocupação com a redução na janela de plantio do feijão que foi estendida até o dia 20 de março. “Saiu uma nota do Ministério da Agricultura que alterava a portaria para o plantio da safrinha do feijão. Isso afetaria muito feijão nosso município porque era até o dia 10 de abril e havia sido mudado para o dia 28 de fevereiro, ou seja, eram menos 42 dias. Vale lembrar que na safra passada atrasou a colheita do feijão, o plantio do trigo e, consequentemente, o plantio da soja agora e a gente ficaria com pouco feijão plantado se tivéssemos essa mudança na janela. Rapidamente, fizemos levantamentos, buscamos reverter a situação, conversamos com o Sindicato Rural dos Empregadores, empresas do agro, montamos laudos, defesas e levamos até Curitiba para mudar essa perspectiva”, resumiu Juninho Ventura. O pedido foi atendido e o produtor vai poder plantar o grão até o dia 20 de março.
O feijão tem grande importância para os produtores rurais de Dois Vizinhos. “Na safra passada, tivemos 8 mil hectares plantados com feijão safrinha, ou seja, cerca de 52% da área plantada do nosso município tinha o grão. Produzimos 265 mil toneladas que vão para as prateleiras dos mercados e compõe a cesta básica. Essa alteração, traria um grande desfalque na nossa produção, seriam cerca de R$ 150 milhões que deixariam de girar se não fizéssemos o plantio. Vale lembrar que a alteração na janela não impedira o produtor de plantar, mas ele estaria fora do financiamento e seguro. Feijão é uma cultura rápida, de risco, por isso é importante ter esse apoio.”
O prefeito Carlinhos Turatto exaltou o agronegócio em Dois Vizinhos e a força política do município para alterar a janela. “Essa mudança faria com que o agricultor ficasse sem cobertura de financiamento e seguro. Como nosso município tem sido destaque também nessa safra, que vem dando ganho grande, corremos atrás e o Juninho, com o apoio de entidades e produtores, levantou todos os dados, a produção, a importância para a receita do município e, principalmente, para nossa região e os produtores. Nos reunimos com o secretário Norberto Ortigara que nos atendeu prontamente. Ele disse que era uma determinação do Ministério da Agricultura e que, como a defesa havia sido feita com boas argumentações, iria se inteirar, ficar em cima, e ver o que ia fazer para nós. Com a grata satisfação, recebemos a notícia que, na nossa microrregião, a safrinha do feijão vai poder plantar até o dia 20 de março”, completou.
O secretário geral de governo, Diego Borsatti, que também é produtor rural, destacou a importância de alterar as datas. “A gente fica feliz por ter conseguido ter esse pedido atendido. A safra do feijão é muito importante para o agricultor no Sudoeste. No Brasil, conseguimos produzir muito e muitas coisas. Plantamos soja ou do milho, depois já em sequência o milho e o feijão, aí vem o trigo e assim por diante. Olha que benção. Tem países que conseguem uma safra por ano. Com esse empenho, com o auxílio político, alteramos a data e para o agricultor isso é muito importante que dá a segurança que, se tiver uma frustração, você é assegurado”, explicou.
O deputado Paulo Litro também elogiou os produtores e o pedido do município. “Apresentamos estudos realizados pela Universidade Federal do Paraná mostrando os benefícios da ampliação da janela. O Governo do Estado atendeu nosso pedido para possibilitar o aumento do prazo, que é de extrema importância para reforçar o trabalho dos produtores do Paraná”, conclui.
Fonte: Portal Educadora