Resultados obtidos no ano foram celebrados pela secretária Silvana Dal Molin.
Foto: Arquivo Portal Educadora
346
A educação municipal de Dois Vizinhos entra em recesso nesta terça-feira, 20 de dezembro, com o final das aulas nas escolas e centros municipais de educação infantil (Cmei’s). As matriculas para o próximo ano letivo já foram encerradas. “Estamos tendo algumas matrículas dos Cmei’s para vagas remanescentes. No início do ano, teremos uma nova remessa para quem perdeu os prazos e para transferências. Em 2022, o ano foi muito produtivo, inclusive, recebemos um prêmio do melhor índice do IdeB dos 42 municípios do Sudoeste, via Núcleo Regional da Educação (NRE) e isso, para mim, enquanto secretária, é uma honra e um privilégio porque é resultado de todo um trabalho que estamos fazendo. Sem contar que esse IdeB é o resultado de muito trabalho durante a pandemia. Os professores e diretores não abandonaram os alunos e está aí o resultado e só temos que agradecer pelo excelente desempenho”, disse a secretária de educação Silvana Dal Molin.
O trabalho será retomado, para os professores, no dia 1º de fevereiro, enquanto os alunos retornam aos bancos escolares no dia 6 de fevereiro. A procura por vagas nas escolas está muito alta. “A gente tem limite de vagas nas escolas e de alunos por turma. A escola 28 de novembro, por exemplo, tem uma lista enorme, sempre se tem uma dificuldade para se conseguir vaga lá. Eu, enquanto secretária, juntamente com o prefeito já conversamos e, no próximo ano, vamos ampliar a escola, construir mais salas de aula para que possamos atender toda a comunidade. Outra escola bacana e que esse ano vai ampliar bastante o número de alunos é a do Jardim da Colina, que foi para um espaço novo, temos 13 salas de aula e vamos abrir oito turmas de pré, ficando uma das maiores do nosso município. Temos o Presidente Vargas que é grande, o Santa Luzia e agora o Jardim da Colina que vai atender cerca de 500 alunos para 2023. Todas as nossas escolas do município oferecem ensino com muita qualidade e nós, enquanto administração, estamos buscando dar um suporte efetivo para que toda a rede ofereça muita qualidade de educação”, completa.
Cultura
O departamento de cultura já encerrou todas as suas oficinas e o retorno também está previsto para fevereiro. “Para 2023, temos alguns professores efetivos, concursados, que retomam os trabalhos já no retorno das aulas municipais. Outros, que necessitam de contrato novos, a gente, geralmente, inicia pela segunda quinzena de fevereiro ou início de março”, explica Gilvana Schmoeller, diretora do departamento de cultura.
No Estado
O calendário escolar de 2022 da rede estadual do Paraná se aproxima do fim. As aulas acontecem até esta segunda-feira, 19, enquanto a terça, 20, será reservada ao encerramento administrativo das instituições. Os estudantes voltam às escolas em 6 de fevereiro de 2023. Já os professores retornam na semana anterior, no dia 3, com os dias destinados para estudo e planejamento. Esse momento é voltado à avaliação dos resultados do ano anterior e ao planejamento e consolidação das estratégias pedagógicas que serão empregadas no ano letivo que começa.
Fonte: Portal Educadora com AEN