• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Faleceu João Maria, pai de Nery e Nelsi 'Vermelho' Maria

Ele foi prefeito de Salto do Lontra entre 1969 e 1973.

Image
  • 21 de Dezembro de 2022
  • Foto: Arquivo Familiar

  • 607

Na manhã desta quarta-feira, 21, por volta das 8h, com 90 anos, faleceu o ex-prefeito de Salto do Lontra João Maria. Ele estava internado na Policlínica São Vicente de Paula, em Francisco Beltrão. João é pai de Nery Maria, vice-prefeito de Dois Vizinhos, do deputado federal Nelsi ‘Vermelho’ Maria e avô do deputado estadual eleito Matheus Vermelho. João Maria foi o segundo prefeito de Salto do Lontra (entre 1969 a 1973). A Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) emitiu nota de pesar. “A Acedv/CDL se solidariza com familiares e amigos do Sr. João Maria em virtude do seu falecimento na manhã desta quarta-feira (21/12/22). Desejamos que encontrem força e conforto em Deus para suportar e superar esse momento de dor”, disse o documento.

Seu João teve ainda outros quatro filhos: Onorino, Iracema, Alderi e Soeli. Sua esposa, Tercila, faleceu em 2016. O corpo do ex-prefeito João Maria será velado na Capela Mortuária Cristo Vivo, de Salto do Lontra. O sepultamento será no cemitério municipal ainda em horário a ser definido.

Histórico

João Maria nasceu em 2 de agosto de 1932 em Jacutinga (RS). É o sexto filho de Sebastião Maria e Catarina Polli Maria, de uma família de quinze irmãos. Filho de agricultores, João Maria também agregou a sua força do trabalho para o sustento da família na lavoura, ferraria e como carpinteiro.

Em 1952 sua família mudou-se para a comunidade Secção Jacaré, em Francisco Beltrão. No entanto, seu João voltou para Jacutinga em 1955, para se casar com Tercilla Coguetto Maria. Começaram sua vida no Sudoeste onde seu João Maria voltou a trabalhar com sua família na lavoura, serraria e também no comércio.

Por muitos anos, ele também foi motorista do seu caminhão FNM onde transportava cargas de madeiras para Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Chegou em Salto do Lontra em 1964, antes da emancipação do município. Quando chegou, trabalhou junto com seus irmãos em oficinas mecânicas, e transportando produtos agrícolas e combustíveis. Sempre foi um homem participante na sociedade de Salto do Lontra, colaborava nos eventos das comunidades. Também foi vice-presidente da Paróquia e da Cooperativa Camdul.

Foi o segundo prefeito de Salto do Lontra, sendo eleito em 1968. Seu mandato iniciou em 1° de março de 1969 e terminou em 1° de março de 1973. Apesar das dificuldades para administrar, já que havia escassez de verba para investimento, seu João Maria conseguiu desempenhar sua função voltada para o desenvolvimento e progresso do município. Realizou várias obras, como instalação de energia elétrica, calçamentos, dezenas de salas de aula, compra de maquinários, aberturas de estradas, além do término do prédio do Paço Municipal. Era devoto de Nossa Senhora Aparecida e, todos os dias, ia fazer suas orações junto ao pé da Santa em frente à Igreja Matriz.

Fonte: Rádio Independência (adaptada)