Na região de Francisco Beltrão, os municípios de Pranchita, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul e Nova Prata estão em situação de alerta.
374
A estiagem prolongada está reduzindo o volume de água captada nos rios e poços, comprometendo a produção e a distribuição da Sanepar. A empresa recomenda que a população intensifique as atitudes de uso racional da água, pois o consumo aumentou em até 30% em várias cidades.
Na região de Francisco Beltrão, os municípios de Pranchita, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul e Nova Prata estão em situação de alerta.
Em Pranchita, por exemplo, a vazão da mina de água onde é feita a captação baixou cerca de 24% de sua capacidade. Em Dois Vizinhos, a situação é ainda mais alarmante, pois a vazão do Rio Girau Alto já teve queda de 50%.
Os municípios vizinhos a Pato Branco, Vitorino, Bom Sucesso do Sul, São Jorge do Oeste e Verê - também estão em situação preocupante.
Em Vitorino e Bom Sucesso, onde o abastecimento é feito por minas de água, a Sanepar já precisou acionar a captação em rios devido à diminuição de 50% da vazão das minas. Em São Jorge e Verê, o consumo elevado está acima da capacidade da produção.
Segundo a Sanepar, a população deve colaborar. Basta usar água tratada racionalmente, reduzindo o tempo no banho; fazendo reúso da água usada na máquina e tanque de lavar roupa, deixando de lavar carro e calçada, além de outras mudanças nos hábitos de consumo.