• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Luiz Fernandes Litro fala sobre seus planos para 2023

Ele terá o irmão, Adão Litro, como deputado estadual e o filho, Paulo Litro, como deputado federal.

Image
  • 27 de Dezembro de 2022
  • Foto: Jornal de Beltrão

  • 917

O ex-vereador e ex-deputado estadual Luiz Fernandes Litro (PSD) participou do Programa Sete e Meia desta terça-feira, 27, e falou um pouco da sua história e os planos para 2023. Natural de Dois Vizinhos, Litro iniciou na carreira política em 1992 e, de lá para cá, vem colecionando sucessos: além das suas eleições para vereador e para deputado estadual, ele também fez como sucessores na Assembleia Legislativa a esposa, Rose Litro, o filho Paulo Litro e agora o irmão Adão Litro. O filho, por sua vez, inicia, no próximo ano, sua caminhada no congresso federal. “Eu sou nascido na comunidade de Fazenda Mazurana. Sou criado aqui. Entrei na política porque os amigos, os companheiros comandavam o time do São Francisco e me indicaram, me lançaram como candidato a vereador. Eu fui o mais votado em 1992, em 1993 eu assumi. Em 1994 disputei a primeira eleição a deputado estadual, eu não entendia nada de legenda, falavam que se elegia com 11 mil votos e eu fiz 16.572 e não cheguei”, lembrou.

Litro também foi candidato a prefeito de Dois Vizinhos. “Em 1996, mesmo com o partido rachado, fiz 5 mil e poucos votos para prefeito. Perdi por pouco mais de 1 mil votos, bem pouco, mesmo sem partido ajudando. Em 1998, fui candidato a deputado estadual e fiz 19.159 votos, fui bem eleito na época, fiquei em terceiro de cinco. Aí fiz mais dois mandatos, um com 36.800 e outro com 42.864 votos e depois veio a Rose com 45.331, o Paulo com 60.918 e 61.791, continuamos sempre aí, nessa caminhada”, completa.

Em 2022, Litro trabalhou sua candidatura, mas, na reta final, optou em colocar o irmão, Adão Litro, para concorrer a deputado estadual. “Era para eu ser candidato, mas ainda sofro com aquele problema de vereador que tínhamos aqui. Naquela época, depositaram dinheiro na nossa conta, eu fui o único a devolver e as minhas certidões estavam tudo certas. Nossos adversários mexeram, pediram outra certidão, foi fornecida, mas aí pediram um documento explicativo da prefeitura com o judiciário porque eu depositei em juízo o dinheiro para a prefeitura. Faltavam seis horas para mudar, e colocamos o Adão. Eu não queria ser candidato, sempre pensei no Adão e acabou acontecendo. Foi uma eleição tranquila, temos os parceiros, companheiros e o trabalho do Paulo em todo o Paraná com muitos recursos liberados. A gente mudou o candidato dia 12 de setembro, as propagandas foram alteradas no dia 16 de setembro e, no dia 26 de setembro, deu certo a liberação para a eleição no dia 2 de outubro. Temos que agradecer que sempre conseguimos ser bem votados aqui em Dois Vizinhos e hoje o Paulo tem uma cadeira no Congresso Federal para ajudar nosso município. Ele é o primeiro deputado daqui e, no Estado, vamos para o sétimo mandato na família. O trabalho deu certo”, completa.

O que vai fazer?

Litro fala sobre os seus planos para 2023. “Eu vou cuidar da minha vida particular, sempre dando uma passada na Assembleia Legislativa conversar com o Adão. Ele entrou na última hora, ainda não conhece muito dos municípios no Estado e eu vou ajudar, principalmente, no começo. Eu conheço um pouco lá, tenho relação com o secretariado e isso ajuda. Também vou cuidar da minha vida particular, tenho motel em Curitiba e vou ficar lá. Não tenho cargo, nunca fui funcionário público, já recebi convites mas nunca aceitei. Nuns seis meses, o Adão já vai pegar conhecimento e vai conseguir ajudar os municípios. A equipe do Paulo fica trabalhando com o Adão. Lá em Brasília (DF), o Paulo está com o gabinete pronto, pegou a assessoria do pessoal do Rossoni, que está saindo. Lá é outro mundo, mas o Paulo trabalhou oito anos na Alep e isso vai ajudar no congresso”, conclui.

Fonte: Portal Educadora