• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Polícia Civil da região ganha novos delegados, investigadores e escrivães

Dois Vizinhos deve receber novo investigador.

Image
  • 28 de Dezembro de 2022
  • Foto: Arquivo JdeB

  • 1070

A Polícia Civil do Paraná formou 400 policiais civis na sexta-feira, 23, no Teatro Guaíra, em Curitiba. A turma de formação faz parte de uma contratação histórica. Ao todo são 150 delegados, 200 investigadores, 50 papiloscopistas e 25 escrivães. A região de Francisco Beltrão tem um ganho real de cinco delegados, 16 investigadores e dois escrivães.

O novo secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, afirma que este é um avanço para a instituição. “Os desiguais não podem ser tratados como iguais, quem sabe o que é melhor para a Polícia Civil é a Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Pública quer que esse avanço seja concretizado e como prioridade temos a reestruturação de carreira da Polícia Civil”, declarou.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, os novos policiais passam a compor as forças de trabalho em diversas unidades do Estado. “A Polícia Civil é uma instituição que trabalha nos bastidores, realizando investigações e contribuindo, juntamente com outras forças, para trazer mais segurança à população”, afirmou.

Com esta formatura, a Polícia Civil iniciará 2023 com 400 novos policiais civis, que atenderão a população em unidades de todo o Estado e contribuirão para garantir mais segurança à população paranaense.  O curso de formação teve 1.100 horas/aulas práticas e teóricas. Durante esse período, os alunos passaram por um intenso treinamento dividido em 80 matérias, entre aulas teóricas e práticas.   Entre as disciplinas ministradas estão noções sobre legislação aplicada à Polícia Judiciária, gestão de atendimento ao público, planejamento da Unidade Policial, investigações policiais, uso legal da arma de fogo, operação policial, práticas cartorárias e sistemas da Polícia Civil, entre outras.

Região de Francisco Beltrão

Na região da 19ª SDP, com sede em Francisco Beltrão, a princípio está prevista a vinda de 14 investigadores, 11 delegados e três escrivães. Contudo, segundo o delegado-chefe Ricardo Moraes Faria dos Santos, alguns dos profissionais que já atuam na unidade estão se despendindo, pois pediram transferência.

A previsão é que os novos policiais se apresentem entre os dias 2 e 3 de janeiro. Dos 11 delegados que estão vindo, a distribuição será da seguinte forma: um delegado operacional, um delegado adjunto e um plantonista para Francisco Beltrão, e mais um para cada Comarca (são oito) subordinada. Dos delegados que já estavam atuando na região, com exceção do delegado Ricardo e da delegada Emanuelle Carolina Baggio (titular da Delegacia da Mulher), todo os demais (seis) pediram remoção para outras regiões. Dos três escrivães, um será alocado em Salto do Lontra, outro para Delegacia da Mulher e Santo Antônio do Sudoeste. O ganho real para a região será de dois escrivães, porque um que já estava atuando está sendo transferido também. O crescimento maior será no setor de investigação, pois além dos 14 novos investigadores estão vindo para a região de Beltrão um investigador de Pato Branco (que vem para a Delegacia da Mulher) e outro que vem de Palmas e vai para Dois Vizinhos.

Fonte: Jornal de Beltrão