Agora serão 20 leitos autorizados para o hospital.
Foto: Divulgação
390
O Ministério da Saúde habilitou dez leitos de UTI em Francisco Beltrão. A ação, formalizada com a publicação da portaria GM/MS nº 4.425, no Diário Oficial da União, garante financiamento da Unidade de Tratamento Intensivo tipo II com dez leitos para o município, que integra à estrutura de atendimento do Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pécoits, que agora conta com 20 leitos UTI adulto tipo 2 habilitados.
“Sob a orientação do governador Ratinho Junior, Temos trabalhado para garantir o atendimento pleno a todos os paranaenses. Com o avanço da regionalização da saúde, tivemos uma expansão histórica de leitos no Paraná. Francisco Beltrão também está colhendo os frutos dessa gestão, que olha com sensibilidade para os 399 municípios do Estado e tem como norte garantir que nenhum paciente fique desassistido”, comentou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
A diretora do Hospital Regional, Cintia Ramos, esclarece que esses leitos habilitados neste momento são os antigos leitos covid-19. Desta forma o HRS passa a contar com 20 leitos de UTI Adulto, Tipo 2. Cintia explica que os leitos de UTI tipo 2 “é a forma de classificação do Ministério da Saúde, que contempla também diálise à beira de leito se o paciente necessitar, conta com médico intensivista responsável técnico, acrescido de equipe multiprofissional (médicos plantonistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e psicólogos), além de toda a estrutura da Unidade Hospitalar do HRS”.
A diretora acrescenta dizendo que “atualmente esses leitos eram mantidos pelo Governo do Estado com recursos próprios, agora passam a contar com financiamento pelo Ministério da Saúde, e passam a ser uma Unidade de Terapia que vem para permanecer como serviço de qualidade acrescidos aos demais serviços já existentes. Quem ganha é a comunidade, a população do Sudoeste”.
A ampliação dos leitos de UTI era uma reivindicação da direção do HRS e do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems) perante os órgãos públicos.
Fonte: Assessoria e Jornal de Beltrão