• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

No último dia do ano, equipe do SAMU auxiliou parto em Dois Vizinhos

A chamada aconteceu por volta das 8h. Ao chegar no local, a criança já havia nascido e a equipe terminou o procedimento e conduziu mãe e filha ao hospital.

Image
  • 03 de Janeiro de 2022
  • Foto: Assessoria

  • 1148

No último plantão do ano, a equipe Bravo 7, do SAMU de Dois Vizinhos, atendeu uma ocorrência diferente: o nascimento de uma criança. O condutor socorrista Vagner Chaves e a técnica de enfermagem Patrícia Alcemani foram chamados por volta das 8 horas e, ao chegar no local, uma mulher estava em trabalho de parto. “Foi muito emocionante. Foi o segundo parto que eu acompanho desde que entrei no Samu. De início, até fiquei apreensiva, comentamos na ambulância, mas chegando lá deu tudo certo, a equipe conseguiu prestar o melhor atendimento possível, acolhendo bem a mãe, a criança. Foi muito emocionante. Foi uma ocorrência atípica porque mexe muito com o profissional e com o lado mãe. A gente teve que ser bem profissional na hora para não deixar a emoção te guiar e prestar o melhor atendimento para a mulher e para a criança”, disse. Patrícia cortou o cordão umbilical do bebê e tratou o momento como marcante. “Não tem como descrever em palavras. Nas fotos, o olhar, mesmo de máscara, mostra nosso sorriso, a alegria, a satisfação. A sensação é muito gostosa”, completa.

Vagner Chaves também já havia atendido uma ocorrência de nascimento de criança, mas essa foi especial. “A gente comentou que, por ser o último dia do ano, deu uma emoção a mais. É comum no SAMU, aqui e em outras cidades acontece com frequência, mas nesse dia, nessa data, depois de um ano com muitos problemas, a pandemia, muitas situações incomuns, marcou bastante a gente com a graça de um nascimento de um bebê e foi uma emoção muito grande”, completou.

Mãe e bebê passam bem. “Elas foram encaminhadas com segurança ao hospital. A equipe ficou bastante emocionada no final da ocorrência, mas graças a Deus deu tudo certo”, conclui. Os duovizinhenses tiveram apoio da central de regulação do SAMU através do Técnico Auxiliar de Regulação Médico (Tarm) Lucinda Silva, da Rádio Operadora Aline Balena e do médico Flávio Sbardelotto.

Fonte: Portal Educadora