Grupo esteve reunido em frente ao Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos.
Foto: Portal Educadora
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O Governo Paraná, através da Secretaria Estadual da Educação (SEED), anunciou, no final de dezembro de 2022, a retirada da disciplina de Arte do currículo escolar nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental já no ano letivo de 2023. Apenas escolas integrais e cívico-militares vão continuar com a disciplina nos anos finais, o que representa cerca de 10% da rede pública.
Na manhã desta terça-feira, 10, houve um protesto em frente ao Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos (NRE-DV) contra a retirada da disciplina. A professora Neusa Regina Walchholz, representando os professores, falou da importância da matéria para o aprendizado. “Nós, professores dos sete municípios jurisdicionados ao NRE-DV, estamos, nos manifestando contrários a retirada da disciplina de arte dos 8º e 9º anos do ensino fundamental. Isso não está acontecendo somente aqui, o Paraná todo elencou essa data para demonstrar a sua insatisfação acerca da retirada desse componente curricular tão importante para a formação dos nossos estudantes. A gente prega o seguinte, que arte não auxilia, é a base. Uma criança antes de falar, ela quer cantar. Antes de escrever, ela desenha. Logo que começa a andar, ela quer dançar, ou seja, a arte é a base do conhecimento e como você vai retirar do currículo escolar?”, defendeu.
Ela destacou que os professores da disciplina foram pegos de surpresa com a notícia. “No dia 22 de dezembro fomos surpreendidos com a resolução e a instrução que retirava, da matriz curricular, a disciplina de arte. O primeiro ato foi buscar outros professores do Estado para compreender o impacto que isso iria causar para nós aqui do NRE de Dois Vizinhos. Agendamos uma conversa com o chefe do NRE, Dírsio Ferreira da Silva, ele nos recebeu, entregamos duas vias de uma carta de repúdio à retirada da disciplina de arte do currículo escolar, sendo uma endereçada a ele e outra endereçada ao secretário de educação Roni Miranda. Marcamos uma reunião on-line com a comunidade escolar e a sociedade e recebemos muito apoio dos alunos, dos pais, da APP, APMF, enfim, e agora temos esse ato aqui em frente ao núcleo para marcar o nosso pedido. A arte é permeada por movimentos e manifestos, quem estuda arte conhece bem. O surrealismo teve manifesto, o dadaísmo teve manifestos e buscamos marcar essa data com um manifesto em favor da permanência da arte no currículo escolar”, completou.
De acordo com a SEED, a disciplina de Arte dará espaço para Pensamento Computacional, além disso, a nova grade prevê a matéria extra de Redação e Leitura.
Fonte: Portal Educadora