Mais 42 poços artesianos para o Sudoeste.

O governo decretou uma ?situação de emergência? para toda a região, anunciando então que o programa de poços artesianos para o Estado deveria ser concentrado para o Sudoeste.

Image
  • 13 de Fevereiro de 2012
  • Secretário estadual da Agricultura e Abastecimento Norberto Ortigara, prometeu 42 poços artesianos.

  • 328

O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento Norberto Ortigara, prometeu 42 poços artesianos para a região. “Um em cada município, neste primeiro momento”, disse ele. Cada município vai apontar qual comunidade está mais necessitada. A iniciativa faz parte do pacote que o governo do Estado vem anunciando desde que o problema da estiagem se acentuou, no início de janeiro, quando mais de duas dezenas de município sudoestinos decretaram “estado de emergência”.

O governo decretou uma “situação de emergência” para toda a região, anunciando então que o programa de poços artesianos para o Estado deveria ser concentrado para o Sudoeste — a região mais atingida pela seca. Essa vontade do governo do Estado para com a região — ressaltada, por exemplo, na fala do prefeito de Salto do Lontra e presidente da Amsop Luiz Carlos Gotardi (PMDB) foi destacada e mereceu aplausos dos presentes.

Ortigara também prometeu investimento para que os municípios tenham horas-máquina para operar junto às comunidades do interior. Esse trabalho serve para silagem, açudes e melhoria das estradas.

Além de Ortigara, a reunião da Amsop contou com quatro deputados e com Rubens Niederheitmann presidente da (Emater) e Márcio Nunes do (Instituto das Águas). Bem falante, Nunes disse que o instituto estará mais presente nos municípios a partir deste ano. Ele anunciou que haverá um orçamento mais robusto para 2012 — R$ 10 milhões da Sanepar, por exemplo, mais R$ 10 milhões do governo federal, além do que já está no orçamento da pasta.