Ela faz parte da Ordem as Irmãs da Providência.
Foto: Reprodução Facebook
1583
No próximo domingo, 29, às 8h30, a Paróquia Imaculada Conceição de Dois Vizinhos vai sediar a celebração de votos perpétuos da irmã Crislaine Belloli, de Dois Vizinhos. Ela faz parte da Ordem das Irmãs da Providência que seguem os ensinamentos de São Luis Scrosoppi.
O tempo de preparação foi bastante longo e contou com missão recente na Itália. “Ela já passou pelo o que costumamos chamar de encantamento, do namoro, do noivado e agora é o matrimônio. Eu gosto de falar assim porque, no casamento, tem marido e o nosso esposo é Jesus. Para chegar até aqui, foram várias etapas, como o aspirantado, postulantado, noviciado, juniorato e, agora, os votos perpétuos. Agora, ela servirá, para sempre, a Deus. Por isso, ela teve muito tempo para pensar. Depois dos votos, ela está livre para servir totalmente seu esposo, Jesus. Ela também faz os votos, de pobreza, castidade e obediência, e, nesse tempo, vai precisar ir onde a obediência manda. Pode ser Dois Vizinhos, a África, Mianmar, Tailândia, Filipinas, onde a providência acha que tem maior necessidade. O mundo é a nossa casa. Onde precisa, onde tem maior necessidade nós vamos”, explicou a irmã Nely Strombeck que veio de Paudalho (PE) para o evento.
Crislaine concluiu a formação na Itália. “Preparação foi feita lá e já foi focada num processo internacional. Essa é uma opção da família religiosa porque temos irmãs em vários países e essa é uma maneira de todas se encontrarem, conhecer a cultura, sabendo que você pode, após os votos perpétuos, ser destinada para qualquer lugar do mundo. Estamos em quatro países na África, na Itália, onde é o berço da congregação, na Romênia, na Rússia, onde temos uma casa que atende refugiados ucranianos, na Birmânia, Índia e Filipinas, além do Brasil, Bolívia, Uruguai e Argentina”, completa.
Uma vasta programação anterior a celebração começa nesta terça-feira, 24, passando por diversos bairros da cidade e pelo interior. Também será realizado um tríduo nos dias 25 (São Pedro dos Poloneses, São Francisco Xavier e Imaculada), 26 (São Valentim, Sagrada Família e Bairro Concórdia) e 27 (Bairro Santa Luzia). “É um momento raríssimo e, por isso, pensamos numa programação especial, com visitas as comunidades, no interior, nos bairros e eventos na matriz. Vamos visitar famílias na cidade e no interior com quatro grupos, compostos por irmãs e leigos. São visitas vocacionais, para meninos e meninas que queiram conhecer a vocação e já sentem esse chamado. Também vamos visitar idosos e doentes para levar essa mensagem de Jesus pelos caminhos traçados por São Luis, que nos ensinou e impulsiona como família da providência. Há meses estamos organizando tudo isso, num trabalho bastante bonito das irmãs”, disse José Rafagnin, que faz parte do grupo de leigos em Dois Vizinhos.
Momentos cada vez mais raros...
A irmã Nely fala sobre as dificuldades de se encontrar jovens para seguir na vocação. “Hoje, o mundo nos oferece muitas coisas e o jovem tem um pouco de medo de um compromisso definitivo. A vida religiosa, ao mesmo tempo que é bonita, empolgante, ela é exigente porque você entrega a vida, para sempre, a Deus, a serviço dos irmãos. O jovem tem medo disso. Então, cada dia mais, as vocações, a vida religiosa, sacerdotal, estão diminuindo e eu acredito que, um pouco, é esse temor. Para nós, é uma alegria muito grande entregar a vida a Deus. Jesus desceu do céu, era filho de Deus e se entregou a humanidade, a nós, e agora, cabe a nós, retribuirmos a Ele”, conclui.
Fonte: Portal Educadora