Eles são irmão e sobrinho, respectivamente, do vice-prefeito de Dois Vizinhos, Nery Maria.
Fotos: Assessoria
346
A família Maria tem uma longa trajetória na política de Salto do Lontra. O precursor foi João Maria, que faleceu em 21 de dezembro de 2022. Ele foi o segundo prefeito da cidade, entre 1969 e 1973. Mais tarde, foi a vez do filho, Nelsi Maria, o Vermelho, se tornar prefeito do município na gestão de 1983 a 1988. O outro filho, Nery Maria, também foi prefeito de Salto do Lontra entre os anos de 1997 a 2000.
A eleição de 2022, no entanto, emplacou três homens da família em cargos eletivos. Nery é vice-prefeito de Dois Vizinhos, na gestão 2021 a 2024. Ele é empresário no ramo de concreto usinado com negócios em Salto do Lontra, Dois Vizinhos e Realeza.
O deputado federal Vermelho (PL), foi reeleito, no ano passado, com 70.790 votos e assumiu na manhã de quarta-feira, 1º de fevereiro. Ele tem 63 anos e é empresário com negócios em Foz do Iguaçu, onde é também seu domicilio eleitoral. Para os próximos quatro anos, o deputado disse que será um novo momento, tendo uma posição consciente, diálogo aberto, votando aquilo que é importante e bom para o Brasil. “Estou muito ansioso, com bastante expectativas. Na campanha eleitoral apoiei o presidente Bolsonaro, perdemos a eleição presidencial, mas estou eleito e preciso continuar em Brasília votando contra o retrocesso, aquilo que não é bom. Eu espero que o novo governo sensibilizado possa tocar esse Brasil adiante no mesmo ritmo que vinha em todos os seguimentos, seja o agro, a indústria, o comércio, a geração de emprego, geração de riqueza para todo o povo brasileiro”, disse Vermelho.
Uma das bandeiras do novo mandato é melhorar a trafegabilidade das rodovias na nossa região. “O Sudoeste cresceu e gera muito emprego, o agro é forte e a industrialização alimentícia mais ainda, é uma região que precisa ser olhada com muito carinho também pelo governador Ratinho Júnior e Governo Federal com a duplicações ou terceiras faixas em muitas rodovias estaduais”.
A novidade na política é o filho de Vermelho, Matheus (PP), que se candidatou, pela primeira vez em 2022 para concorrer a deputado estadual, sendo eleito com 29.484 votos. Ele foi empossado na tarde de quarta-feira, 1. “Estarei à disposição da população do Oeste, Sudoeste, Litoral, Noroeste e Municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Quero defender com muito afinco, com muito carinho, com muita atenção, sempre olhando no olho do cidadão e falando sim quando a gente puder atender, e não quando a gente não puder atender. Porque a gente também não pode é enrolar. Não faremos aquela política antiga que se fazia com enrolação na base da de empurrar com a barriga. Vamos fazer um mandato transparente, sincero, reto e que seja dinâmico”, diz Matheus.
O empresário, de 37 anos, fez parte, nos bastidores, dos pleitos disputados pelo seu pai. “É um mandato novo, mas eu já participo da política há muito tempo, sempre fui um coordenador político deputado federal Vermelho que é meu pai. Agora é o momento de a gente assumir e fazer um mandato dinâmico, que atenda as demandas dos municípios. Serei um deputado realmente participativo e influente nessa vida pública e fazendo a diferença para os cidadãos dos municípios, principalmente do interior do Paraná”, fala Matheus.
Fonte: Portal Educadora com assessoria