Exército faz seleção complementar em Dois Vizinhos

Depois dessa etapa, jovens serão incorporados ao 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.

Image
  • 21 de Fevereiro de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 792

Na manhã de terça-feira, 21, o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão realizou a seleção complementar de jovens em Dois Vizinhos. O trabalho aconteceu no Ginásio Teodorico Guimarães. “Essa é a fase mais avançada da seleção geral. O cidadão que completa 18 anos faz o alistamento, passa pela seleção geral e, depois desse primeiro crivo, vem a fase complementar, que é uma peneira mais fina para a gente poder adequar, tirar da sociedade, o cidadão que tem mais o perfil para ser militar. Depois, vem a incorporação que acontece no dia 1º de março”, disse o Capitão Stive. Ele ressalta que jovens de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Marmeleiro estão sendo selecionados para compor as fileiras do exército.

O alistamento é obrigatório. “Por lei, o jovem que completa 18 anos precisa se alistar e quem atender os pré-requisitos para servir o exército vai ser chamado, incorporar e cumprir esse ano obrigatório. Os demais jovens podem entrar no excesso de contingente”, completou.

O capitão falou sobre os aprendizados dos jovens na carreira militar. “Ele chega, tem o primeiro contato, passa por um período básico que todos os militares passam, onde ele aprende ser militar, cumprir horário, vestir a farda, questões de higiene e profilaxia, enfim, uma série de instrução para formar o militar básico, o que todo militar precisa saber. A partir daí, esse jovem vai ter outro período mais voltado para qualificação. Alguns vão ser cozinheiros, outros atiradores, aí ele já começa a ter funções mais específicas e na outra fase ele entra na parte de adestramento, u sando o que aprendeu n o contexto de operações dentro da sua fração”, explicou.

Carreira

O capitão falou sobre as possibilidades de crescimento dentro do exército. “O jovem incorpora como recruta e tem a possibilidade de fazer concursos dentro da força. São dois tipos de militares: temporários e de carreira. O natural de um recruta é se tornar um soldado ou cabo engajado, podendo fazer curso dentro da força para sargento temporário. Os militares temporários tem a previsão de servir até por oito anos. Os militares de carreira precisam passar por concurso”, explicou.

Fonte: Portal Educadora