Encontro teve a participação de 86 ex-alunos atingidos pela barragem

Evento aconteceu na terça-feira de Carnaval.

Image
  • 22 de Fevereiro de 2023
  • Foto: Marcos Witeck/Divulgação

  • 730

Durante a terça-feira, 21, aconteceu o 1º encontro de ex-alunos da Escola Estadual Irmã Celestina Maria, em Foz do Chopim, que foram atingidos pela barragem de Salto Caxias. O evento reuniu 86 ex-alunos do final da década de 90. Esse grupo de pessoas residia nas comunidades de Rosário, Vargem Bonita, Aeroporto, Balsa do Nelson, Paineira e Foz do Chopim. O encontro aconteceu na Linha Santa Catarina (Aeroporto). “Os alunos participaram com seus familiares, num evento bastante festivo e alegre. No clarear do dia, a turma escalada para assar as carnes já estava pronta, cada um levou um pedaço e entregou na churrasqueira, os assadores fizeram e meio-dia foi feita a partilha. Às 10h, a Dona Lourdes Pilonetto Bilica, ministra da comunidade, fez uma celebração, uma acolhida importante, recebendo os jovens, os ex-moradores da região, o culto foi bem elaborado”, resumiu o professor Marcos Witeck, que participou do evento.

O encontro chegou a reunir quase 200 pessoas. “Foi um momento marcante, de rever os ex-alunos, conversar. Temos alunos que continuaram na lavoura, outros foram para o comércio, temos motoristas, caminhoneiros, engenheiros agrônomos e nesse grupo tivemos também duas médicas que nasceram na barranca do rio, estudaram em Foz do Chopim e hoje atuam com medicina. Trocamos muitas ideias, num belo encontro, bastante animado com gaita e violão e as músicas gauchescas, um momento muito agradável. Todos os professores presentes também foram homenageados: as professoras receberam uma rosa e os professores uma agenda como uma singela lembrança do encontro”, conclui Marcos.

Lembranças

Clarice Duarte da Silva foi uma das ex-alunas que participou do evento. A família morava próximo a Balsa do Nelson e foi reassentada em Cascavel. Ela é médica, se formou na Venezuela em 2013 e fez o revalida em 2014, passando a atuar em Cascavel. Ela falou sobre o encontro. “É muito gratificante retornar na comunidade onde crescemos. Eu passei a primeira comunhão e a crisma aqui, reencontrei muitos colegas que perdemos contato e é muita emoção sentar, conversar, trocar ideias, ver o que cada um está fazendo, pois cada um seguiu um caminho e está construindo sua história. Temos orgulho de dizer que estudamos aqui”, disse.

Edson Duarte da Silva é irmão de Clarice e atua como engenheiro agrônomo também em Cascavel. Ele falou sobre a importância do evento. “Voltar às origens é muito gratificante. Eu, quando sai daqui, era muito novo, fomos para Cascavel, numa terra diferente, mas nunca esquecemos das origens. Quando mudamos, o coração e a mente ficaram aqui e retornar, rever os amigos, ver o que cada um está fazendo na vida, os professores que nos ensinaram os bons caminhos, bons conselhos, não tem preço. É gratificante, emocionante, é a terra onde nascemos e crescemos e é muito bom estar aqui”, conclui.

Fonte: Portal Educadora