• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

WELLINGTON BASSO
ALEXANDRE BAGGIO
RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE

Vinte jovens de Dois Vizinhos incorporados ao Exército

Jovens se apresentaram ao 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão.

Image
  • 27 de Fevereiro de 2023
  • Foto: 275ª Junta de Serviço Militar de Dois Vizinhos

  • 4497

Nesta segunda-feira (27) se apresentaram ao 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão 20 jovens de Dois Vizinhos que foram selecionados para serviços no Exército Brasileiro.

A seleção complementar aconteceu na última terça-feira, dia 21 de fevereiro, no Ginásio Teodorico Guimarães, quando 64 jovens passaram pela última etapa de entrevistas, conforme noticiou com exclusividade a Rádio Educadora.

Quem coordenou a seleção foi o Capitão Stive, que destacou que o alistamento é obrigatório. “Por lei, o jovem que completa 18 anos precisa se alistar e quem atender os pré-requisitos para servir o exército vai ser chamado, incorporar e cumprir esse ano obrigatório. Os demais jovens podem entrar no excesso de contingente”, completou.

O capitão falou sobre os aprendizados dos jovens na carreira militar. “Ele chega, tem o primeiro contato, passa por um período básico que todos os militares passam, onde ele aprende ser militar, cumprir horário, vestir a farda, questões de higiene e profilaxia, enfim, uma série de instrução para formar o militar básico, o que todo militar precisa saber. A partir daí, esse jovem vai ter outro período mais voltado para qualificação. Alguns vão ser cozinheiros, outros atiradores, aí ele já começa a ter funções mais específicas e na outra fase ele entra na parte de adestramento, u sando o que aprendeu no contexto de operações dentro da sua fração”, explicou.

O capitão falou sobre as possibilidades de crescimento dentro do exército. “O jovem incorpora como recruta e tem a possibilidade de fazer concursos dentro da força. São dois tipos de militares: temporários e de carreira. O natural de um recruta é se tornar um soldado ou cabo engajado, podendo fazer curso dentro da força para sargento temporário. Os militares temporários tem a previsão de servir até por oito anos. Os militares de carreira precisam passar por concurso”, explicou.

De acordo com a secretária da 275ª Junta de Serviço Militar de Dois Vizinhos, Maristela Muller, os 20 jovens duovizinhenses embarcaram no ônibus da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Dois Vizinhos no início da manhã desta segunda-feira (27) e chegaram na mesma manhã no 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Francisco Beltrão, onde na quarta-feira (01/03), acontece a formatura de incorporação.

Fonte: Portal Educadora