Assistência social adere ao programa famílias fortes, do Governo Federal

Ações iniciam em breve e deve atender aproximadamente 100 famílias.

Image
  • 28 de Fevereiro de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 276

Pensando no bem-estar dos membros da família, desde a criança até a pessoa idosa, a Secretaria de Assistência Social de Dois Vizinhos, ainda no ano de 2022, se cadastrou junto ao Governo Federal no Programa Famílias Fortes.

Um programa gerenciado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e visa o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.

É baseado na ideia que os pais devem demonstrar amor e cuidado mas ao mesmo tempo saber impor limites e disciplina. Além disso atua com os adolescentes melhorando suas habilidades socio emocionais preparando para enfrentar os riscos que surgem na adolescência.

Este é um dos programas de prevenção comunitária mais difundido e bem avaliado de todo o mundo que acumulou resultados positivos em diversos países, e foi então trazido e adaptado para o Brasil para nossa realidade cultural.

É comprovadamente capaz de prevenir uma série de comportamento de risco, que vai desde a evasão escolar, gravidez precoce, drogas, envolvimento com o crime e outras atitudes autodestrutivas.

“Um programa apaixonante que trabalha desde a criança até os avós e tios, ou seja, todos que convivem no mesmo espaço familiar. O programa vai ao encontro do que a gente acredita. Acreditamos que a família bem orientada significa prevenção a uma série de coisas, e este programa envolve a família com responsabilidade, trabalhando também metas e sonhos. E nós sabemos que o que mais o ser humano quer ser é amado, respeitado e educado. E nós vamos oferecer esta atenção especial à 100 famílias que poderão ser atendidas neste contexto”, enfatizou a Secretária de Assistência Social Cátia Bonin.

A Secretária ainda destacou, que por ser um Programa criado pelo antigo Governo Federal, a equipe está apenas aguardando o despacho do atual Governo, e se o mesmo aderir ou não aderir ao programa, seu desenvolvimento será, mesmo assim, aplicado as famílias do município, que já são assistidas pela secretaria.

Fonte: Assessoria