Prefeito quer transporte coletivo urbano sem onerar cofres do município

Consultoria apontou alto custo do sistema que necessitaria de aportes públicos ou de empresas privadas.

Image
  • 01 de Março de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 470

A prefeitura de Dois Vizinhos vem trabalhando, desde o mês de novembro de 2022, com o plano de transporte coletivo urbano. Para tanto, foi contratada a empresa Urbtec, de Curitiba, que já realizou algumas ações do projeto: a primeira foi definir o plano de trabalho, seguido de entrevistas com 337 usuários do sistema. A empresa verificou também as vias onde circulam os ônibus e onde deveriam circular.

Os levantamentos apresentaram gargalos. “Já foram apontados vários potenciais e vários problemas do nosso sistema, a declividade da cidade, por exemplo, é um limitador, a distância dos locais atendidos também e isso encarece o sistema, que hoje, praticamente, é deficitário e vai haver a necessidade de formalizar parcerias para que se viabilize financeira e economicamente. Isso vai fazer também que o município possa cobrar a melhoria dos ônibus, a ampliação do atendimento, enfim, mais qualidade do transporte coletivo urbano”, disse Vilmar Possato Duarte, secretário de administração e finanças.

Agora, está sendo elaborado o projeto básico e, na última terça-feira, 28, a equipe teve reunião com o prefeito Carlinhos Turatto. Na ocasião, foram apresentadas algumas mudanças como a possível implantação do sistema eletrônico de cobrança, mais pontos de parada e novos roteiros. O principal impasse, no entanto, está relacionado ao custo do sistema que, ao que tudo indica, necessitará de um aporte de dinheiro público e privado para se manter. “Temos que ter responsabilidade fiscal. Não podemos onerar os cofres do município. Vamos chamar as 10 maiores empresas de Dois Vizinhos e propor uma parceria em prol do transporte público coletivo, buscando um sistema mais eficiente que possa atrair de volta os usuários”, destacou o prefeito. Depois de concluído o plano, será realizada uma audiência pública para apresentar as propostas.

O projeto ainda prevê a compatibilização do projeto com o Edital de Concessão e elaboração do Termo de Referência, licitando uma empresa para prestar o serviço em Dois Vizinhos. “Nosso objetivo é oferecer um sistema mais eficiente, reduzindo o tempo de espera dos passageiros, liberando o fluxo nos horários de pico para que estas viagens se tornem menos lentas, desenvolvendo assim um sistema que não trave e que ofereça um Sistema de Informação ao Usuário, facilitando assim, a compreensão dos horários e linhas por parte da população”, conclui Vilmar.

Fonte: Portal Educadora com Assessoria