Nona Gema: aposentada graças a Deus

A personagem de Dois Vizinhos é interpretada pelo ator Luciano Ribeiro e está fazendo shows de humor em toda a região.

Image
  • 03 de Março de 2023
  • Foto: Arquivo Pessoal

  • 1101

Misturando palavras em italiano e português, a Nona Gema, personagem interpretada pelo ator duovizinhense Luciano Ribeiro, vem fazendo sucesso nas redes sociais. Somente no Facebook, são quase 5 mil seguidores que acompanham as histórias da viúva, descendente de italianos, que está com 73 anos (nascida no dia 15 de abril de 1949). O objetivo da personagem é levar alegria para festas de comunidades, clubes de idosos e teatros. “Aquele que quer que a nona vá nas festas de comunidade, visitar nas casas, nos encontros, a nona vai até no velório, mas aí nós não contamos piada, só choramos. Se você quer um show da nona, você pode entrar em contato pelo 99904-4621”, disse Nona Gema, em entrevista pra a Rádio Educadora.

Um dos grandes bordões da personagem é ‘Aposentada graças a Deus’. Atualmente, ela cuida de criações na sua propriedade e vive sozinha desde que perdeu o esposo, Giuseppe, há cinco anos. “Acredita que quando fomos mexer no colchão pra virar, porque diz que quando um morre, você tem que virar o colchão porque se não o morto não sai do teu lado, aí quando mexemos no colchão, tinha uma agência do Banco do Brasil guardada ali embaixo. Tanto dinheiro, mas tanto dinheiro... Só que ele guardou por tanto tempo que as moedas perderam o valor. Não pudemos fazer nada”, lamentou.

A nona tem frequentado, escondida, os Clubes dos Idosos. “Os filhos não gostam, não querem que a nona arrume mais ninguém, fique sozinha até o dia que o nono venha buscar, mas nós temos que só dançar um pouquinho. Noutro dia, o homem quis descer a mão e eu falei pra ele que não pode passar da cintura porque ali só um colocou a mão e ninguém mais vai colocar. Na quaresma não estamos indo dançar, só temos que rezar”.

História

A Nona Gema chegou em Dois Vizinhos em 1957. “Era um capão só. O nono dizia que, quem queria ficar rico, tinha que vir para o Paraná. Chegamos aqui e tinha uns camaradas meio estranho, que eles chamavam de jagunço. Fizemos uma casinha, uma tapera no meio do mato. Quantas vezes nos escondemos no meio do mato com medo na Revolta dos Posseiros. Isso aqui era pequeno, só tinha pé de pinheiro, bastante pinheiro, aí o nono foi fazendo sociedade, conhecemos os Guzzo, os Pagnoncelli, fizemos amizade, fomos nos estabelecemos, depois o nono montou uma serraria e fomos nos estabelecendo”, lembrou.

Nona Gema tem 12 filhos. “O nono me disse: vamo ter um filho. Mas me enganou aquele véio, porque eu sofri nove meses de gravidez lavando as roupas na água, no rio. Ele me disse que era só aquele dali. Aí ele me enganou mais 11 vezes. Tivemos 12 filhos, seis homens e seis mulheres”, conclui.

Fonte: Portal Educadora