Dois Vizinhos fica até 48 horas sem água; ouvintes reclamam

A falta de água foi generalizada em todos os bairros.

Image
  • 06 de Março de 2023
  • Foto: Ouvinte Rádio Vizi FM.

  • 749

Os duovizinhenses sofreram com as torneiras secas no final de semana. A falta de água foi generalizada em todos os bairros. A Sanepar informou que as fortes chuvas de sexta-feira (03) comprometeram a produção e distribuição de água e a previsão era de normalização do sistema no domingo e de forma gradativa.

Muitas famílias passaram quase 48 horas sem água, com o retorno somente no final da noite de domingo, é o caso de residências no centro Sul, Bairro das Torres e Bairro da Luz, entre outros. Em alguns lugares, quando a água voltou, estava barrenta.

Na publicação com a nota da Sanepar, ouvintes relataram muitos prejuízos, como é o caso da proprietária de um salão de beleza. “Desmarcando a agenda do dia mais lotado da semana”, comentou.

A falta frequente de água, especialmente aos sábado, também foi motivo de reclamação. “Se falta chuva, não tem água, se chove muito, não tem água, complicado”, disse uma internauta. “Querem continuar abastecendo a cidade sem investir em reservatórios... Aqui no Margarida Galvan todo sábado falta água ou vem fraca”, destacou outra pessoa. “Todo sábado está tendo temporal então, por que faz mais de um mês que todos os sábados falta água aqui na região da igreja católica do Santa Luzia”, comentou outra internauta.

Muitos ouvintes reclamaram da falta de investimentos da Sanepar em Dois Vizinhos e cobraram ação das autoridades. “Estão com uma estrutura de abastecimento para 25 mil habitantes, mas temos 50 mil”, disse um ouvinte. “Falta da administração pública tomar medidas mais rigorosa contra a Sanepar porque quando é deixado de pagar a água eles cortam”, cobrou outro. “Poderiam caprichar um pouco nesse reservatório e investir um pouco do dinheiro que arrecadam. As pessoas não podem pagar o pato toda vez. Só sabem pedir compreensão e para racionar água”, disse outra internauta. “Com tudo o que ganham e não tiveram a capacidade de ampliar ou de resolver o problema, sinceramente isso e uma vergonha, moro de aluguel, tenho um bebê recém-nascido e aqui não tem caixa da água”, relatou outra ouvinte. “Já passou da hora de alguém tomar uma atitude”, pediu outra pessoa. “Cadê os responsáveis... precisamos da água também e não só pagar a conta”, reclamou outra.

INVESTIMENTOS?

No verão passado, uma longa estiagem fez com que Dois Vizinhos passe vários dias em rodízio no abastecimento de água. Naquela ocasião, muitas reuniões foram feitas entre o poder público, população e a companhia, que prometeu investimentos. A Sanepar tem a previsão de investir R$ 73 milhões em uma nova captação no Rio Lajeado Grande e a previsão inicial era começar as obras ainda no final de 2022.

Fonte: Portal Educadora