A educação infantil é feita por 96% de mulheres

A presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Dois Vizinhos enfatiza a importância das mulheres na educação.

Image
  • 08 de Março de 2023
  • Foto: Jornal de Beltrão

  • 408

Aproveitando o Dia da Mulher, que é celebrado nesta quarta-feira, 8 de março, a presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Dois Vizinhos, Nelci Block, homenageia todas as professoras. Ela destaca que, na educação infantil, de todos os profissionais que estão nas salas de aula, 96% são mulheres. “Apenas 4% são homens e a maioria está voltada para a educação física. Dentro das salas, temos somente mulheres. O ambiente escolar também é coordenado pelas mãos femininas, seja na cantina, coordenação, direção, limpeza, entre outras. A mulher tem habilidade para lidar com as crianças. Eu não tive educação infantil, mas só me deparei com professores homens na faculdade. Antes, somente mulheres”, lembrou Nelci.

Ela prestou homenagem para as professoras. “Quero me dirigir para as mulheres professoras. Eu ando bastante nas escolas e, como sou professora, sei o que é ser uma mulher professora. A mulher professora tem um pouco de anjo, que acalma o choro quando a criança da mãe se despede. A mulher professora afaga, alimenta, ensina, cuida e faz dormir. A mulher professora carrega sobre si a responsabilidade de ensinar. Mulher professora, em suas mãos, está a nobre missão de formar cidadãos e motivar conhecimentos todos os dias. Pela manhã, ao seu trabalho, chega com um largo sorriso e, no final da tarde, ao retornar, pode até sentir uma lágrima rolar, mas não desiste, porque a força interior que lhe move é maior que as dificuldades que batem a porta todos os dias. Quero dizer para todas as mulheres professoras que continuem sendo fortes e corajosas, pois vocês tem o poder de transformar uma nação. Isso não tem preço, mas um valor imensurável para a sociedade”, completou.

Nelci pediu maior valorização para a classe. “A sociedade não reconhece a importância do papel do professor na sala de aula. Hoje, falando em valorização financeira, está aquém do desejado. Já tivemos um status melhor e hoje não é mais uma profissão desejada, até por falta da valorização. Para exercer nossa profissão, comparando com outros de qualquer profissão, o professor fica sempre desvalorizado. O professor tem obrigação e se aperfeiçoar, trabalhamos com vidas e precisamos sempre estar preparados para dar o melhor para as crianças. Acredito que todos estão bem preparados, mas o que falta é um olhar mais humano para os professores”, relatou.

Por fim, ela deixou um recado para as mulheres. “Quero dizer para todas as mulheres professoras que esse dia não seja só para ganhar flores, chocolates, mas para fazermos uma reflexão e lembrarmos de todas as mulheres que lutaram para que a gente pudesse usufruir desses direitos atuais e que a gente também levante nossa bandeira como mulheres da atualidade”, conclui.

Fonte: Jornal de Beltrão