Piracanjuba vai iniciar as obras em São Jorge no dia 15 de março

Contrato com a empreiteira já foi assinado e, num primeiro momento, devem ser criados 50 empregos diretos.

Image
  • 09 de Março de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 542

Na tarde desta quarta-feira, 8, membros da diretoria da Piracanjuba visitaram São Jorge D’Oeste para anunciar o início das obras da indústria no município para o próximo dia 15 de março. Eles foram recebidos pelo prefeito em exercício Vanderlei Trevelin (PL), no seu gabinete e, em seguida, foram até o terreno onde será edificada a indústria. A expectativa é que, em setembro de 2024, a empresa já passe a produzir queijo e manteiga. “Estamos muito felizes em trazer a notícia porque vamos iniciar as obras no próximo dia 15. Já assinamos o contrato e agora existe a mobilização da empreiteira e, se Deus quiser, em um ano e meio, teremos a produção iniciando aqui no município”, disse o diretor Marcos Helou em entrevista para a Rádio Difusora FM.

A chegada da Piracanjuba foi anunciada em 26 de julho de 2018, quando o prefeito do município era Gilmar Paixão (PDT). Na ocasião, o investimento previsto era de R$ 80 milhões. A empresa, naquele momento, já havia comprado o terreno e iniciado os projetos para a construção da unidade. Em agosto do mesmo ano, foi firmado o termo de compromisso em uma solenidade no Centro Comunitário João Nalon. Já em 21 de julho de 2020, com a presença do governador Ratinho Júnior (PSD), foi lançada a pedra fundamental e também anunciadas algumas parceiras para a construção de trevos de acesso, entre outras. Naquele momento, representantes da indústria já citavam que o investimento seria ‘muito maior’ do que foi anunciado inicialmente.

O diretor falou sobre a empresa. “A Piracanjuba tem 67 anos, nasceu em 1955, cresceu devagar, com os pés no chão, então, às vezes demoramos um pouco mais para fazer o que foi planejado, mas a gente dá passos com segurança, seriedade. Hoje temos 3,5 mil pessoas trabalhando conosco, atendemos todos os Estados do Brasil e estamos utilizando mais de 4 milhões de litros de leite por dia, transformando em queijo, leite em pó, leite condensado, entre outros produtos. Temos plantas no Sul do Brasil, no Sudoeste do Paraná e São Jorge vem para coroar esse trabalho, para ser uma das maiores, se não a maior, indústria de queijo mussarela do Brasil, numa planta moderna, com muita tecnologia, equipamentos importados e estamos muito felizes em estar iniciando essa obra”, completou.

O prefeito em exercício, Vanderlei Trevelin (PL), tratou a data como histórica. “Hoje é um dia marcante para o nosso município. No Dia da Mulher, recebemos o Marcos, proprietário da Piracanjuba, para anunciar essa indústria tão esperada. A população está ansiosa e hoje podemos celebrar o início das obras, que vão acontecer no próximo dia 15. A prefeita Leila da Rocha (PSC), os secretários, nunca mediram esforços, estivemos sempre à disposição da empresa e agora estamos realizando esse sonho”, completa.

Gerando empregos

A expectativa é que, neste primeiro momento, cerca de 50 pessoas sejam contratadas para trabalhar na construção da indústria. “Existe uma movimentação grande no município já em virtude do início dessa obra. A empresa já está contratando profissionais de segurança, internet, restaurantes para fornecer comida ao pessoal que vai trabalhar na construção”, completou Trevelin.

A obra

A obra terá duas etapas, depois da conclusão da primeira parte se inicia a produção de mussarela e manteiga. Depois, a expectativa é produzir também soro de leite em pó, concentrados proteicos de soro, leite UHT, leite em pó e composto lácteo. A área a ser construída é de quase 55 mil metros quadrados, com capacidade de processamento próximo a 1,4 milhão de litros de leite por dia e cerca de 250 empregados diretos.

Fonte: Portal Educadora com informações do Jornal de Beltrão