Elas foram habilitadas no SUASA/SUSAF-PR e ampliaram o território onde podem comercializar seus produtos.
Foto: Maikelly Ribas
2923
No mês de fevereiro, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA) de Dois Vizinhos concluiu o processo de indicação das agroindústrias de pequeno porte ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUASA/SUSAF). Com isso, cinco empresas do município podem comercializar os produtos em todo o Paraná. Cinco empresas estão habilitadas: Laticínios Eliane, Produtos Gury, Ovos Simionatto, Embutidos da Luz e a Associação Duovizinhense dos Apicultores Familiares (Adaf).
Onório Gallo, dos Produtos Gury, celebrou a conquista. “Na época que começamos a empresa, fizemos o sistema pelo SIM, mas, com o tempo, queríamos expandir para o Estado. A legislação na época era muito complicada e acabamos perdendo um pouco o foco. Agora, retomamos e estamos com uma construção nova, com tudo certinho. Agradecemos o apoio do SIM desde o projeto, e com essa liberação para venda em todo o Estado temos a chance de expandir os mercados para outros municípios”, disse. Para o município, as principais vantagens são a geração de empregos e renda, uma vez que os estabelecimentos, com uma perspectiva maior de vendas, tendem a aumentar sua produção e, consequentemente, necessitam de mais mão-de-obra. O consumidor, por sua vez, tem acesso a alimentos seguros, devidamente inspecionados.
Funcionamento
O SUSAF-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado, especialmente, a agroindústrias familiares e de pequeno porte. A exigência é que a empresa esteja registrada no SIM. Antes, para romper as divisas municipais, havia necessidade de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIP/POA). O município ou consórcios precisam ter uma inspeção estruturada e atuante, com médico veterinário responsável e um site oficial onde conste a relação dos estabelecimentos registrados. O SIM de Dois Vizinhos recebeu o certificado de adesão ao SUASA/SUSAF ainda no ano de 2021.
Os estabelecimentos interessados em obter o selo do SUSAF-PR devem seguir todos os programas de autocontrole necessários que são a limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores, manutenção das instalações e equipamentos, controle de pragas e vetores, entre outros.
Fonte: Portal Educadora com Assessoria