Região dos lagos de Cruzeiro do Iguaçu vai receber pavimentação asfáltica

Asfalto vai ligar a saída do Boque da Copel até a entrada do loteamento Favin.

Image
  • 17 de Março de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 456

Na manhã desta sexta-feira, 17, acontece um evento em Cruzeiro do Iguaçu para lançar o asfalto que vai ligar a saída do Boque da Copel até a entrada do loteamento Favin, num investimento de R$ 3 milhões, através do Governo do Estado, conquistado por Paulo Litro, no final do ano passado, quando ainda era deputado estadual.

Em entrevista exclusiva para o departamento de jornalismo das Rádios Educadora e Vizi FM, Paulo detalhou o projeto. “É uma obra importante que conquistamos no final do ano, na rapa do tacho, de R$ 3 milhões. Sai do bosque da Copel, vindo da prainha, não vai contemplar aquele trecho de calçamento que passa pelo bosque porque tínhamos pressa e iria depender de outras autorizações e isso pode ser feito depois, é um trecho de cerca de 1,5 quilômetro. O projeto inicial era passando por cima e nós mudamos porque não tem lógica fazer por cima se as casas estão na rua de baixo. Passa pelas casas, com acessibilidade, com calçada e iluminação. Vai seguir pelo Loteamento Lago Dourado até o bosque da BRF que é a entrada do Loteamento do Favin. É uma obra muito importante, conquistamos com o Ratinho, com o Zucchi que era secretário das cidades, para uma região que tem muitas pessoas morando e também vai potencializar o turismo em Cruzeiro do Iguaçu. Não tem como a gente falar de um turismo com infraestrutura sem ter asfalto. Estamos potencializando o turismo, investimentos em Cruzeiro do Iguaçu, numa obra muito importante. O prefeito Leonir Gelhen também esteve com o deputado Adão Litro para buscar recursos para o distrito de Foz do Chopim e para a sede do município em um programa de investimentos para cidades com até 7 mil habitantes que deve ser lançado em breve”, explicou.

AEROPORTO

Outro assunto relacionado a Cruzeiro do Iguaçu foi sobre as tratativas para colocar em funcionamento o Aeroporto, numa Parceria Público Privada (PPP). “O aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu já está em posse do consórcio Pró Caxias e esse espaço é importante não só para lá, pois contempla empresários que tem aeronaves aqui em Dois Vizinhos e na microrregião. O que acontece agora? Alguns municípios que precisavam retornar ao consórcio retornaram, agora vamos iniciar processos dentro da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), onde já temos reunião marcada final de março para discutir esse assunto. Vamos tratar de investimentos para o aeroporto de Cruzeiro do Iguaçu. Paralelamente, na quarta-feira, 15, uma reunião em Curitiba convocada pelo deputado estadual Adão Litro (PSD) com o Darci Piana (governador em exercício), Traiano (presidente da Assembleia Legislativa do Paraná) e o deputado Alexandre Cury foi encaminhada algumas questões porque não adianta ter aeroporto e não ter infraestrutura. O asfalto que ia até o aeroporto não existe mais, está no calçamento. Está alinhado para fazermos a camada de asfalto, ligando a rodovia até o aeroporto. Precisa fazer uma nova camada de asfalto no aeroporto também, um projeto caro, mas ficou alinhado pelo Robson Tedesco (Ciss) e pelo Cequinel (Foz do Chopim Energética), que estão discutindo se podem custear o projeto que ser for da iniciativa privada acontece muito mais rápido. Aí, a gente vai buscar recursos para fazer a infraestrutura. Já está alinhado com o Governo do Estado, mas temos recursos no Governo Federal que vamos buscar e o município também vai desapropriar um espaço para fazer hangar, isso já está alinhado. O consórcio tem suas tarefas, a prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu, o Governo do Estado e o Governo Federal onde vamos começar as tratativas nos próximos dias. Uma junção de esforços. Esse projeto vai sair e significa para a microrregião de Dois Vizinhos um crescimento do PIB. Os municípios estão crescendo, temos empresários com aeronaves aqui e isso mostra que somos fortes economicamente. Mas se a população precisar de tratamento de saúde que necessite UTI aérea não vai mais precisar ir para Beltrão e isso também é importante”, destacou Paulo.

Fonte: Portal Educadora