Mais grupos podem receber a vacina bivalente contra o coronavírus

A imunização acontece em toda as unidades de saúde da cidade.

Image
  • 21 de Março de 2023
  • Foto: Reprodução YouTube

  • 512

A secretaria de saúde, através da vigilância epidemiológica, segue com o cronograma de vacinação contra o coronavírus. Recentemente, o município recebeu as doses da vacina Pfizer bivalente que protegem contra a cepa original e a variante ômicron. No início desta semana, a cobertura vacinal para esse imunizante foi ampliada. “Agora, idosos acima de 60 anos, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, ou seja, pessoas que tem doenças autoimunes, que fazem tratamento para câncer, hemodiálise e precisam apresentar algum comprovante médico ou laudo nas unidades para vacinar, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, (abrange todos os cargos, que podem apresentar um crachá ou um documento, a carteira de trabalho, um contracheque), pessoas com deficiência permanente acima de 12 anos (quando a deficiência é visível, não precisa apresentar comprovante e quando não se consegue detectar é necessário apresentar alguma comprovação), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, ou seja, os funcionários do Depen, ainda sem contemplar a força policial e de segurança e salvamento. Os hipertensos, diabéticos, pessoas com problemas pulmonares de outras idades, abaixo dos 60, infelizmente ainda não estão contemplados”, explicou Grasieli Pedrusi, chefe da vigilância epidemiológica.

Ela ressaltou que a bivalente é um reforço, portanto, é necessário ter a primeira e segunda dose de qualquer outra vacina contra o vírus e que a pessoa tenha sido vacinada há, pelo menos, quatro meses. “A gente pede que os grupos de risco não relaxem, mantenham o esquema vacinal em dia, que dentro do possível evitem locais com aglomeração, a gente tem relaxamento das medidas, mas quem puder continue tomando os devidos cuidados.”

Casos

O município ainda está diagnosticando casos da doença. “A gente teve um aumento nas últimas três semanas. Saímos de 28 casos ativos para 39 casos ativos na semana passada e chegou ontem, 20, a 50 casos. São casos domiciliares, ambulatoriais, não temos pacientes internados, mas ainda o vírus ainda está circulando”, completou.

Onde vacinar?

As vacinas estão disponíveis em toda as unidades. “A gente continua fazendo a vacina monovalente, tem doses de reforço, primeira, segunda, terceira em todos os postos. A bivalente está em todos os postos até as 16h porque é frasco multidose. Se eu abro depois disso, posso perder doses, precisamos ter esse cuidado. Todos os públicos são contemplados: de seis meses a cinco anos faz Pfizer Baby nas quintas no Posto Norte para não perder doses; de 5 a 11 anos temos a Pfizer Pediátrica e faz no Sul, Luzia, Norte e Colina”, conclui.

Fonte: Portal Educadora