Governo do Estado já sinalizou que vai aportar recursos, bastando que o consórcio Procaxias apresente o projeto.
Foto: Portal Educadora
520
Uma reunião no gabinete do prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto (PP), presidente do Consórcio Procaxias, definiu uma comissão, composta por empresários e representantes do poder público para analisar as propostas e definir o projeto que vai balizar a reativação do Aeródromo de Cruzeiro do Iguaçu, que passará a ser chamado de Aeródromo Regional do Procaxias. O local já conta com uma pista, asfaltada, de 1,5 mil metros, entretanto, está abandonado há muitos anos e necessita diversas adequações para voltar a operar. Os prefeitos Leonir Gelhen (PSDB), de Cruzeiro do Iguaçu, e Givanildo Trumi (PP), de Boa Esperança do Iguaçu, também participaram da reunião, assim como vereadores e diversos empresários.
Carlinhos relatou que é o momento mais favorável para a reativação do espaço que vai trazer mais turismo e negócios, além de melhorar a saúde na região. “Estamos vivendo um momento muito especial e, quando se trata de uma obra desse porte, todos devem estar engajados. O Procaxias é composto por nove municípios e recebeu essa estrutura que estava para ser leiloada pelo Governo do Estado. Houve uma mobilização e aí começamos o trabalho para tirar do papel essa reativação. São pouco mais de 7 alqueires já escriturados para o consórcio e já acionamos nossas forças políticas, definindo a forma de atuação de cada parte nesse projeto”, disse o prefeito de Dois Vizinhos.
Da iniciativa privada, cobra-se a elaboração dos projetos necessários para balizar as melhorias a aprovação do aeródromo na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Na liderança do Robson (Tedesco – Ciss) e do (Sérgio) Cequinel (Foz do Chopim Energética) ficou estabelecido que iríamos buscar, junto aos empresários, recursos para pagarmos o projeto. Se falou em R$ 900 mil, começamos a mexer e percebemos que dá para baixar esse valor. Montamos uma comissão, as empresas vão ver o que é melhor e gerir essa ação. Nunca tivemos uma oportunidade tão palpável para essa reativação”, completou.
Carlinhos destacou diversas empresas que podem usufruir da estrutura do aeródromo. “Temos a Alpha Fish, a Ciss, BRF, Piracanjuba, Foz do Chopim Energética, a Pluma, Accord e a Mocelin, pensando rápido, que já utilizariam esse espaço”, resumiu. O prefeito adiantou, inclusive, que, no próximo dia 27 de março, tem audiência em Brasília (DF), com a Anac, na companhia do deputado federal Paulo Litro (PSD) para tratar de diversos assuntos pertinentes ao aeródromo.
Luta de quatro anos
Sérgio Cequinel, diretor técnico da Foz do Chopim Energética, já levanta a bandeira da reativação do espaço há quatro anos. “Hoje esse sonho começa a se tornar realidade já que vamos começar a definir o projeto de viabilidade técnica e execução. O desafio, lá atrás, foi tirar do leilão. Conseguimos sensibilizar o governador Ratinho Júnior (PSD), num processo difícil até o consórcio assumir e pensar na gestão do espaço. Tenho certeza que o aeródromo é um marco para o desenvolvimento, podendo ser crucial em situações emergenciais de saúde sem contar com outros benefícios. Também abre espaço do nosso polo turístico dando acesso para o povo de fora conhecer essa região maravilhosa”, explica.
A comissão agora quer definir, o quanto antes, qual empresa vai ser contratada para elaborar o projeto. “Não descartamos nenhuma proposta. Temos que ter análise fria e técnica. Precisamos de uma nova área de cabeceira e hangares. Vamos mudar algumas coisas, um novo acesso, aí que vai precisar de algumas desapropriações. Não descartamos nenhum orçamento, bastando ver o que as propostas entregam. Nos comprometemos, com o Governo do Estado, em ceder esse projeto e isso vai acontecer, mas temos que analisar todos os fatores, a viabilidade, porque o barato não pode sair caro. Queremos receber um projeto viável e exequível”, completa.
Recurso garantido
O governo já sinalizou com investimentos no aeródromo. “O governo tem possibilidade de aportar recursos para obras, mas precisamos apresentar o projeto técnico que vai definir também algumas áreas de desapropriação para a prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu executar”, explicou Nilton de Almeida, o Tega, secretário de planejamento de Dois Vizinhos. O prefeito Leonir Gelhen (PSDB), de Cruzeiro do Iguaçu, celebrou o momento. “É uma notícia maravilhosa para a região, com o povo unido e buscando os mesmos objetivos. Eu digo que está mais de 80% concretizado, pois quando o governo autoriza o projeto ele se responsabiliza com o restante. Esperamos o projeto, a prefeitura com os vereadores estão na expectativa e dispostos a desapropriar o que for necessário para sair do papel”, completou.
Por fim, Rogério Sidral, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, também exaltou a possibilidade de reativação do aeródromo. “Nos colocamos à disposição para contribuir, sempre buscando benefícios regionais. As forças nunca estiveram tão alinhadas e acredito de fato que seja uma oportunidade ímpar. Trabalhamos forte no turismo e também vamos contribuir para desenvolver esse projeto”, conclui.
Fonte: Portal Educadora