24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do tratamento.

Image
  • 24 de Março de 2023
  • Foto: Freepik

  • 276

O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através da vigilância epidemiológica, está fazendo uma campanha de alerta para a doença neste mês. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do tratamento, divulgar os sintomas e como é feito o diagnóstico.

Grasieli Pedrussi, chefe da vigilância epidemiológica, em entrevista exclusiva para o departamento de jornalismo das Rádios Educadora e Vizi FM explicou o que é a Tuberculose. “É uma doença transmissível, causada por uma bactéria que chama bacilo de Koch, médico que a descobriu. Se transmite por via aérea, como tosse, fala, espirro e pode acometer vários órgãos, mas o mais comum é o pulmão. Uma pessoa contaminada, com o contato prolongado com outras pessoas, pode transmitir. Os sintomas principais são febre, perda de peso, suor noturno, tosse com escarro por mais de duas semanas e esse escarro pode ter sangue. Nessa semana, as unidades e a epidemiologia estão fazendo um trabalho especial, nas empresas, com relação a informação desse agravo. Pedimos que toda a pessoa que têm tosse há mais de duas semanas procure a unidade”, destacou.

Ela também explicou como é feito o exame. “É fornecido um frasco estéril para se colocar o escarro e é encaminhado para um teste de biologia molecular no Lacen Fronteira em Foz do Iguaçu. Eu tenho, e agora? Você não vai morrer com tuberculose. Ela já foi conhecida como o mal do século, mas tem cura, um tratamento de seis meses, totalmente gratuito, com três drogas associadas, com acompanhamento do pneumologista, epidemiologia e atenção básica”.

A data de luta contra a doença foi estabelecida em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em alusão ao dia do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, conhecido popularmente como bacilo de Koch, pelo médico alemão Robert Koch, em 24 de março de 1882. “O trabalho é realizado durante todo o ano, temos o exame, é diagnosticado, mas em março a gente intensifica porque se celebra o dia de combate, fazendo o alerta para a população”, disse Grasieli.

A tuberculose continua sendo um problema de saúde pública mundial. O Brasil está entre os 30 países de alta carga para a doença, considerados prioritários pela Organização Mundial da Saúde para o controle da doença no mundo.

Fonte: Portal Educadora