Jovens alemães conhecem iniciativas de produção agroecológica em Verê

Eles estiveram no município entre os dias 2 e 5 de abril.

Image
  • 12 de Abril de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 631

Como preservar a natureza e gerar renda? Qual a importância das sementes tradicionais para a produção de alimentos saudáveis? Como a agroecologia pode manter a juventude no campo? Essas e outras questões colocaram jovens do Brasil e da Alemanha em diálogo com agricultoras e agricultores agroecologistas do município de Verê. Entre os dias 2 e 5 de abril, o grupo de jovens trocou conhecimentos e aprendeu mais sobre segurança alimentar e sustentabilidade na perspectiva da agroecologia desenvolvida por famílias agricultoras do município.

Em Verê, as jovens e os jovens alemães conheceram o moinho artesanal da Família Carniel, que fabrica fubá e quirera orgânicos a partir de sementes tradicionais, a propriedade da Família Cagnini, onde o jovem Eduardo Cagnini está seguindo encontrando alternativas de renda para permanecer no campo, e a propriedade Mina D’Água, que realiza o cultivo de frutíferas e flores, especialmente orquídeas e suculentas.

A ação faz parte de um projeto de intercâmbio promovido pelo programa Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), da Fundação Luterana de Diaconia, com a Juventude Rural da Baviera, com apoio do governo alemão. Em setembro do ano passado, foi o grupo de jovens do Brasil, que acompanhou a juventude estrangeira nas visitas, que esteve na Alemanha.

Fonte: Assessoria