Caminhantes vão sair da Paróquia Santo Antônio de Pádua até a comunidade de São Luiz, num trecho de 10 quilômetros.
Foto: Portal Educadora
472
Neste domingo, 16, será realizada a 7ª Caminhada de Santiago em Dois Vizinhos. Na ocasião, será inaugurado o segundo trecho na comunidade de São Luiz do Chopim. O caminho vai homenagear o pioneiro José Maria Galvan. A caminhada é organizada pelos grupos Santiago Brasil e Ande Pela Vida (AndeDV). A duração será de aproximadamente 2 horas num trajeto de dificuldade fácil/média. A saída será as 6 horas da Paróquia Santo Antônio de Pádua.
“Teremos a benção do padre Itacir Francischina, vamos subir a Sete de Setembro, entrar pelo interior, passaremos pela Linha Criciúma e Carlos Gomes até a comunidade São Luiz do Chopim onde vamos inaugurar o marco do segundo trecho que recebe o nome de José Maria Galvan. Após isso, teremos um café da manhã. O caminho tem 10 quilômetros, cerca de duas horas de caminhada, cada um no seu ritmo e, se tiver dificuldades, temos o carro de apoio, mas queremos que todos cheguem ao final e cheguem bem. Serão ainda dois pontos de hidratação. O custo do café é R$ 20 para quem adquirir antecipadamente e, se por ventura, a pessoa não definiu se vai tomar e queira na hora o custo é de R$ 25. A expectativa e receber entre 100 e 150 pessoas”, explica Ronado Souza, do AndeDV.
Quem quiser maiores informações pode entrar em contato pelo telefone (48) 99127-8478. Será disponibilizado ônibus para o retorno. Vale lembrar que o primeiro trecho foi batizado como Valdir Luiz Pagnoncelli e tem seu marco na comunidade de Boa Vista do Chopim.
Até 2025
O Caminho de Santiago em DV terá 140 quilômetros divididos em trechos entre 15 e 20 quilômetros. “O AndeDV e o Santiago Brasil se uniram, criando o Caminho de Santiago aqui no município, numa ideia de fortalecer o turismo rural e religioso. No ano passado, tivemos o primeiro trecho e, de lá para cá, estamos medindo todo o interior. Chegamos à conclusão que teremos um caminho de aproximadamente 140 quilômetros, passando por 27 comunidades. Temos a data de 25 de julho de 2025 para concluir a visita em todas as comunidades e mostrar que eles vão receber os visitantes. A ideia é que esse caminho floresça e atraia gente de todo o mundo. Para caminhar, as pessoas vão longe e se tivermos um caminho belo, agradável, os caminhantes, peregrinos, passam a informação e sempre terá gente aqui”, completa. Cada trecho terá uma homenagem a um pioneiro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 99127-8478.
Fonte: Portal Educadora