Na contramão da maioria dos estados, Paraná freia obras.

O Paraná foi um dos nove estados brasileiros que diminuíram seus investimentos públicos de 2000 a 2010 em relação ao seu Produto Interno Bruto (PIB).

Image
  • 22 de Fevereiro de 2012
  • 333

O Paraná foi um dos nove estados brasileiros que diminuíram seus investimentos públicos de 2000 a 2010 em relação ao seu Produto Interno Bruto (PIB). E o primeiro semestre de 2011, início da gestão do governador Beto Richa (PSDB), não indica reversão do quadro.

A conclusão é de um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realizado em parceria com o Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR).

O levantamento mostra ainda que o Paraná ocupa a última colocação entre todos os estados do Brasil em termos de investimentos em comparação com o PIB. Em 2000, foram 0,76% do PIB estadual gastos em obras e na compra de bens e equipamentos. Dez anos depois, o índice caiu para 0,62%.

Pior: o Paraná, que chegou a promover 6,5% do total de investimentos públicos feitos pelos estados em 2003, ficou com apenas 1,2% do bolo nacional no pri­­meiro semestre de 2011 – índice irrisório para um estado com a 5.ª maior economia do país.

O Dieese, porém, faz uma ressalva no estudo. Estados com menos infraestrutura tendem a ter índices mais elevados de investimentos em obras.

Ainda assim, os índices do Paraná cam atrás dos de unidades da federação tão ou mais desenvolvidas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.