Conselho Tutelar: abertas as inscrições para quem deseja concorrer ao cargo

Neste ano, a empresa Acordar será responsável por todo o trâmite.

Image
  • 14 de Abril de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 690

Em uma coletiva de imprensa, na manhã desta sexta-feira, 14, na secretaria de assistência social, a administração municipal convocou a população a participar da eleição para o Conselho Tutelar, que acontece no dia 1º de outubro. Serão várias etapas, incluindo inscrição, prova e eleição por voto popular. As inscrições seguem até o dia 3 de maio (no período da tarde, na secretaria de assistência social – Rua Castro Alves, 239). Para se candidatar, a pessoa precisa ter mais de 21 anos, idoneidade moral, residir em Dois Vizinhos há mais de dois anos, ser eleitor e estar quite com a Justiça Eleitoral, ser aprovado em prova de conhecimentos específicos, Ensino Médio completo, CNH B e provar não ter pendências judiciais. O trabalho mensal é de 40 horas (mais plantão) e o salário é de R$ 4.641,95.

A empresa Acordar foi contratada e será responsável por toda a eleição. “A empresa vai conduzir todo o processo que não vai ter interferência política. Agora eu peço para que as pessoas se inscrevam, façam a prova e participem. Quem passar para a segunda fase vai para o crivo popular e os cinco mais votados serão os novos conselheiros. Vamos precisar, mais do que nunca, de um conselho atuante, que participa e que cobre. Nossa intenção é que os representantes façam que os direitos e deveres das crianças e adolescentes sejam cumpridos”, disse o prefeito Carlinhos Turatto (PP).

A assistente social Rosilei de Godois, que representa o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), destacou que as inscrições estão abertas através do edital 001/2023. “As eleições acontecem a cada quatro anos, com dada unificada em todo o Brasil. Agora, estamos divulgando o processo que envolve a escolha dos cinco membros do Conselho Tutelar (e suplentes). Queremos que mais pessoas se interessem pelo cargo, pela infância e juventude. Não é fácil, mas vemos pessoas com vocação e queremos tocar o coração delas para que se interessem. Estamos disponíveis para quaisquer dúvidas. Tudo está balizado pela lei, temos o apoio do Ministério Público que acompanha todo o trâmite e contratar a empresa foi a iniciativa do CMDCA em parceria com a administração visando dar mais transparência ao processo”, completou.

Taíse Bortoluzzi, da empresa Acordar, exaltou o papel do Conselho Tutelar na sociedade. “Precisamos sensibilizar as pessoas que tenham conhecimento, um desejo, experiência com criança e adolescente para contribuir atuando como conselheiro. O processo tem lisura e legalidade. Vale lembrar que o Conselho Tutelar não faz repressão, ele garante os direitos as crianças e adolescentes. O chamado que estamos fazendo, junto com o conselho e a administração é que a comunidade venha fazer parte desse processo de seleção e contribuir com essa função tão importante”, disse.

Por fim, a secretária de assistência social, Cátia Bonin, pediu que a sociedade já se programe para participar como candidato e também votando. “Estamos vendo que os problemas estão aumentando com relação a criança e adolescente e precisamos convencer a população a ser candidato e também a votar no dia 1º de outubro. A gente é cobrado pela população para que o Conselho Tutelar faça um grande trabalho, mas a gente precisa da contrapartida de todos votando e escolhendo as pessoas. O que vemos na realidade? Grupos de apoios de candidatos participando e votando. A eleição é tão importante quanto a de vereador e prefeito. Precisamos de pessoas responsáveis, que gostem de gente, não é fácil, tem situações de violência, mas é gratificante. Se mobilizem, participem, se candidate, vote”, conclui.

Fonte: Portal Educadora