Trata-se de uma mulher, de 52 anos.
Foto: Portal Educadora
1365
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou na manhã desta sexta-feira (14), o primeiro caso de Chikungunya em Dois Vizinhos. Trata-se de uma mulher, de 52 anos. “A Prefeitura de Dois Vizinhos, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica o primeiro caso confirmado de chikungunya no município no dia 14 de abril de 2023, trata-se de uma paciente do sexo feminino, 52 anos de idade. A Secretaria de Saúde reforça as ações de prevenção e remoção de criadouros do mosquito transmissor”, diz a nota da secretaria. A paciente não tem histórico de viagem, ou seja, o caso é autóctone. “Ela ainda sente dores nas articulações, visto que essa doença é mais crônica que a dengue e gera mais dores. Ela está bem, retornou ao trabalho e não está mais em período de transmissão viral. Ela continuará sendo acompanhada pela atenção primária pelo período de 90 dias”, completou Grasieli Pedrussi, da vigilância epidemiológica.
O vírus é transmitido pela picada do Aedes Aegypti, mosquisto que também é transmissor de dengue e zika.
PARANÁ TEM 144 CONFIRMAÇÕES
O boletim semanal, divulgado na última terça-feira, 11, pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA) apresentou 37 novos casos, totalizando 144 confirmações no Paraná.
ELIMINAR ÁGUA PARADA
Os primeiros cuidados para reduzir os locais de proliferação do mosquito são tampar lixeiras, toneis e caixas d’água; manter as calhas e ralos sempre limpos; deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo; preencher os pratos de vasos de plantas com areia; manter lonas (de materiais de construção ou piscinas) sempre esticadas para não acumular água, entre outros.
Fonte: Portal Educadora