• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

HOJE É DOMINGO

com

FRANCISCO FIALKOWSKI
TCHAYCO

Em 2022, oito comunidades do interior receberam poços artesianos

O investimento teve parceria de diversos órgãos e leva água de qualidade para mais de 400 pessoas.

Image
  • 25 de Abril de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 351

A prefeitura de Dois Vizinhos, através da secretaria de desenvolvimento rural, meio ambiente e recursos hídricos, está buscando garantir a segurança hídrica no interior do município através da instalação de poços artesianos. Somente em 2022, as comunidades de Linha Criciúma, São Pedro dos Poloneses, Linha Conrado, Escola Empossado, Nossa Senhora do Amparo, Vila Rural Canarinho, Linha Sguissardi e Colônia Nova foram beneficiadas com os poços. São, ao todo, mais de 400 pessoas beneficiadas, incluindo os alunos da Escola Municipal José Bonifácio. Os investimentos da administração chegaram a R$ 270 mil e tiveram parceria da câmara de vereadores, o Instituto Água e Terra (IAT), Sanepar, Governo Estadual e Federal.

De acordo com José Carlos Ventura Júnior, secretário de agricultura, novos poços artesianos já estão em processo de perfuração para serem entregues ainda em 2023. As próximas comunidades a serem beneficiadas serão São Lourenço e Linha Marília. “Elas fazem parte de uma grande rede já existente, mas precisamos reestruturar para atender de forma adequada as duas comunidades. Também temos diversos projetos de melhorias nas vias com calçamento”, disse.

O secretário de planejamento, Nilton de Almeida, anunciou que, após um longo período de trabalho, novos poços artesianos serão perfurados em outras regiões do município. “A empresa vencedora da licitação já entregou os projetos oficialmente na última semana e agora vamos iniciar a perfuração e distribuição desses novos poços. As comunidades de Ibiaçá, Linha Benetti, Quatro Irmãos e Vila Canarinho serão beneficiadas, incluindo um segundo poço na Vila Canarinho, devido à grande quantidade de famílias que abrigam a região. A aprovação do projeto pela unidade gestora do Governo Federal do Ministério da Saúde, antiga Funasa, é aguardada para que a ordem de serviço seja recebida e possa ser iniciado o investimento planejado, que ultrapasse a marca de R$ 1 milhão”, conclui.

Fonte: Portal Educadora com Assessoria