Cooperativa Paraná Energia proporciona economia de até 15% aos consumidores

Indústrias, comércio e pessoas físicas podem ingressar na cooperativa e garantir economia com energias renováveis.

Image
  • 26 de Abril de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 408

A Cooperativa Paraná Energia está expandindo as suas atividades e oferece aos consumidores (residenciais, comerciais ou industriais) descontos nas faturas de energia elétrica que podem chegar até 15%. Como isso é possível? Congregando geradores de energia fotovoltaica, biodigestão e hidrelétrica que oferecem seus excedentes de produção aos consumidores cooperados. “Nós temos uma planta geradora que não é montada, especificamente, em cima do gerador individual. Criamos a Paraná Energia em 2019, através do Programa Oeste de Desenvolvimento, disponibilizando essa energia limpa, contribuindo com o planeta, num sistema de cooperativa onde ganha quem produz e também o consumidor final. Fazemos o direcionamento do excedente de forma a que pessoas tenham a redução na conta de energia elétrica em até 15% no consumo final”, disse Gerson Buss Marques, diretor técnico da Paraná Energia.

Atualmente, a estrutura de geração da cooperativa chega a 2 megawatts. “Temos um parque gerador na casa de 2 megawatt. Novas usinas estão entrando e podemos chegar, rapidamente, a 4 megawatts. A compensação, por lidarmos com energia que tem sazonalidade, com exceção do biodigestor, chega a 50, 60%, um número tranquilo em função da planta que temos instalado, girando em torno de um mega a compensação de uma planta de dois e, com uma proposta de acréscimo, dobrando a produção em 2023”, estima.

Como funciona?

Para ter economia de energia, a pessoa física ou jurídica precisa, primeiramente, se filiar a cooperativa. “Eliminamos restrições e qualquer consumidor pode aderir. A taxa de integralização é de R$ 1 para pessoa física e R$ 200 para a pessoa jurídica, numa forma de atender a todos. O valor oscila, pode chegar a 15% de desconto e tudo depende da cooperativa, que é uma entidade sem fins lucrativos e quanto maior ela estiver, mais benefícios os cooperados vão ter. A gente costuma falar que, no final de um ano, você terá um mês de desconto de fatura porque oscila o total do desconto. A grande vantagem é que não necessita investimento. Às vezes a pessoa não tem o recurso ou a estrutura física para instalar energia fotovoltaica, por exemplo, então com a cooperativa você tem o desconto imediato”, explica Gerson.

A cooperativa assume a conta?

Gerson explica como funciona a questão de pagamento da fatura. “Existem duas modalidades. Uma delas é a que chamamos de geração compartilhada, onde o consumidor final continua com a titularidade da unidade consumidora junto à Copel e recebe uma outra fatura da cooperativa referente aos créditos compensados. A outra é a geração distribuída, onde trocamos a titularidade da unidade consumidora que ele tem hoje com a Copel para a cooperativa. Aqui vai um detalhe que a pessoa ou empresa não perde a comprovação de endereço, ele passa a receber uma fatura da Paraná Energia e vale como titularidade, para fins de tributação e tudo mais”, conclui.

Quem quiser informações podem entrar em contato pelo telefone (45) 98812-0100 ou contato@paranaenergia.coop.br.

Fonte: Portal Educadora