Um dos brasileiros que possuem propriedades agrícolas no Paraguai conseguiu na Justiça a reintegração de posse da terra.
459
Um dos brasileiros que possuem propriedades agrícolas no Paraguai conseguiu na Justiça a reintegração de posse da terra.
A medida foi necessária porque sem-terra paraguaios invadiram a fazenda e o agricultor estava sendo impedido de plantar desde janeiro. A determinação judicial foi cumprida ontem.
Os campesinos ameaçavam botar fogo nos tratores e atropelavam os peões”, contou Jair Walker, que é gerente da fazenda que teve a reintegração de posse cumprida.
Mas o problema não foi resolvido de imediato, como se esperava. Assim que a polícia saiu do local, alguns sem-terra retornaram e atearam fogo em aproximadamente 30 hectares da propriedade.
A cinco quilômetros desta propriedade, outras 30 famílias de brasileiros também enfrentam problemas com questões de terra. Uma empresa paraguaia alega ser dona da área onde eles estão há décadas.
Enquanto a disputa segue na Justiça, os policiais mantém acampamento no local e, alegando cumprir uma ordem judicial, impedem o cultivo nas propriedades e também a passagem de veículos pela estrada rural, que corta a comunidade.
“Depois de 40 anos neste país a gente não ter segurança para trabalhar é muito triste, muito difícil”, desabafou o agricultor Mauro Jacob.