O objetivo é conectar as empresas com as startups para resolver as demandas de inovação.
Foto: Assessoria
366
Na manhã de quarta-feira, 3, foi assinado o termo de parceria entre a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) com a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB) e a Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) para replicar o projeto do Ciklo2Hub de Inovação no município. “Pretendemos montar a estrutura na sala de inovação que estamos reformando na nossa sede. Em Dois Vizinhos, já contamos com um ecossistema inovador e temos, por exemplo, a Associação para Desenvolvimento Tecnológico do Sudoeste do Paraná (Sudotec) que nos auxilia. O ecossistema existe e precisamos apenas organizá-lo. Desde a última gestão, a nossa associação tem esse projeto de trazer o Ciklo para cá e agora vamos conectar nosso empresário que tem as demandas de inovação e tecnologia com as nossas empresas ou startups”, disse Josiane.
O que é Ciklo2Hub?
Joares Ribeiro, diretor executivo da ACEFB e CEO do Ciklo de Francisco Beltrão, explicou como o projeto funciona. “O Ciklo é um hub de inovação que foi criado aqui dentro da ACEFB e tem o objetivo principal de conectar nossas empresas associadas com outras empresas inovadoras. Também realizamos programas de inovação abertos dentro das empresas associadas e buscamos potencializar a cultura da inovação no nosso ecossistema do Sudoeste. Esse trabalho foi ganhando corpo, crescendo, desenvolvendo, recebemos a aderência de várias startups e começamos a realizar muitos eventos, trazendo as empresas associadas para dentro do Ciklo para conhecer as soluções e aproveitarem todos esses produtos ou serviços para melhorar e potencializarem os negócios ou os processos. Resumidamente, o Ciklo busca entender a necessidade das empresas em inovação e buscar soluçõess”, disse.
Os resultados tem sido surpreendentes. “Nesse cenário, houve uma demanda da Cacispar em criar projetos de inovação para potencializar a cultura de inovação na região e nós, da ACEFB, entendemos que todo o know-how, a estrutura que está aqui, não poderia ficar entre quatro paredes e aí criamos essa parceria com o Ciklo2Hub, onde a Cacispar leva a nossa base daqui para os Ciklos de outras associações de todas as cidades. Todo nosso conhecimento foi disponibilizado de forma colaborativa nesse projeto”, completou Joares.
E agora?
Toda a estrutura e projetos que estão em andamento no Ciklo de Francisco Beltrão já passam a ser oferecidos aqui na ACEDV/CDL. Além disso, as startups aqui instaladas passam a poder integrar o Ciklo e oferecer as suas soluções para as outras associações empresariais. “Nesse convênio, a ACEDV/CDL passa a oferecer essa estrutura para os associados e, a partir disso, eles poderão também utilizar a nossa base de startups para os seus negócios. O associado ganha muito e, se surgirem outras empresas com soluções inovadoras em Dois Vizinhos, automaticamente, todas as outras cidades também ganham. Vale lembrar que também temos parceiras com outros hubs de Curitiba, São Paulo, outras conexões em Santa Catarina e todas as associações que tiverem o Cicklo2Hub poderão usar as conexões e, com isso, todo mundo constrói uma rede de inovação muito forte e potencializada”, conclui Joares.
Fonte: Assessoria