• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Dois Vizinhos vai sediar a Reunião Paranaense de Ciência do Solo

Evento deve reunir mais de 500 pesquisadores e acontece no Centro Universitário Unisep.

Image
  • 04 de Maio de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 427

O Centro Universitário Unisep de Dois Vizinhos vai sediar, entre os dias 16 e 18 de maio, a 8ª Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS). O evento é técnico-científico, promovido pelo Núcleo Paranaense de Ciência do Solo, vinculado à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) e organizado por entidades técnico-científicas vinculadas e vai reunir pesquisadores, extensionistas, profissionais e acadêmicos da graduação e pós-graduação. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de maio no site do evento. Ele acontece no formato híbrido (presencial e on-line).

A RPCS constitui um momento ímpar, onde os estudiosos da Ciência do Solo e áreas correlatas de todo o Estado do Paraná se reúnem, bianualmente, para apresentar os resultados dos seus estudos na área, avaliar a história e debater os novos rumos a serem tomados na agricultura e conservação do estado. Neste ano, a organização do evento está a cargo dos pesquisadores da UTFPR de Dois Vizinhos que contam com a valiosa colaboração de pesquisadores dos Campi Pato Branco, Francisco Beltrão e Santa Helena, e também instituições como IDR-PR, IFPR-Palmas e UNISEP.

O tema será a “Conservação do Solo e da Água no PR: avanços, retrocessos e (re)usos”. Segundo o coordenador do evento, professor Paulo Cesar Conceição, o tema “foi pensado priorizando fomentar o debate sobre os 50 anos do Sistema Plantio Direto, completados em 2022, buscando subsidiar o debate da situação atual desse sistema, bem como os desafios e perspectivas para o seu futuro”. Um dos objetivos é reforçar a importância da adoção do Sistema Plantio Direto para a conservação do solo e da água.

A pesquisadora Taciara Zborowski Horst enfatiza o pioneirismo do Paraná na implantação do Sistema de Plantio Direto no Brasil e ressalta “a grande relevância nos debates acerca da agricultura conservacionista e dos desafios para a preservação dos solos produtivos e dos recursos hídricos”. Ela afirma ainda que a reunião contribuirá para retroalimentar a discussão sobre esse tema tão importante para os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

São esperadas, aproximadamente, 500 pessoas de todo o Paraná, Santa Catarina, Sul do Mato Grosso do Sul, de São Paulo e até mesmo do Paraguai no evento. Os participantes poderão prestigiar várias palestras de profissionais altamente qualificados. Além disso, já foram recebidos diversos trabalhos técnico-científicos na forma de resumos expandidos que serão apresentados durante o evento e publicados nos anais. Tudo isso, pensado coletivamente para o fomentar o progresso científico da área.

Fonte: Portal Educadora com Assessoria