O novo oficial de registro civil das pessoas naturais é Luiz Gustavo Gibran Machado que assumiu no final de março.
Foto: Portal Educadora
1052
Desde o final de março, o cartório de registro civil das pessoas naturais de Dois Vizinhos está atendendo na Rua do Comércio, 877 (sala 1). O espaço tem um novo oficial: Luiz Gustavo Gibran Machado. Mineiro de Três Corações, ele comandava um cartório na Bahia até chegar em Dois Vizinhos. “A adaptação tem sido ótima, a população é receptiva. Estamos numa região muito desenvolvida, boa, rica, próspera e que oferece muitas coisas. Estamos bem satisfeitos”, disse.
Ele destacou que, desde 1988, os cartórios não são mais hereditários. “Quando entrou em vigor a nova constituição federal, o cartório deixou de passar de pai para filho. A partir de então, quando um oficial renúncia ou falece, esse cartório é declarado vago e vai para concurso público. Existe uma concorrência geral e todas as pessoas formadas em direito podem participar. A partir disso, quem faz o concurso, dependendo da posição, tem prioridade na escolha. Eu tinha uma lista e, quando chegou na minha vez, a que estava mais bem colocada era Dois Vizinhos, mas eu nunca tinha vindo aqui, não conhecia a região e eu escolhi e, no outro dia, eu vim para cá conhecer”, disse.
Ele destacou que o registro civil acompanha a vida das pessoas. “Quando nasce, é registrado. Depois, se a pessoa resolve se casar ou ter uma união estável, também é feito no cartório de registro civil. Da mesma forma, quando vem a óbito, também é feito o registro. A gente acompanha durante toda a vida, inclusive, interdições, caso a pessoa venha a ser interditada, ausência, que é uma situação bem peculiar, tutela, curatela, tudo é feito lá. Tudo o que envolve a pessoa natural é registrado no nosso cartório”, completou.
Espaço para casamento
A nova estrutura conta com uma sala especial para casamentos. “Toda mudança causa dificuldades iniciais, mas o espaço ficou bom, temos um cantinho para fazer casamento, o pessoal já está conhecendo, então agora o povo já está conseguindo nos encontrar”, conclui.
Fonte: Portal Educadora