Ele foi homenageado com Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores.
Foto: Arquivo Pessoal
447
Na última segunda-feira, 8, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, o pioneiro duovizinhense Hilário Mário Bernardi, que completou 92 anos no dia 2 de maio, foi homenageado com moção de aplauso. Desde os 18 anos, Hilário aprendeu o ofício de ferreiro, que cultiva até hoje. Filho de Ângelo e Teresa Pazza, ele nasceu em 2 de maio de 1931 em Antônio Prado (RS). Cresceu em Joaçaba (SC) e mudou-se para Pato Branco em 1950. No local, casou-se com Libera Lazzarotto e teve quatro filhos: Aldir, Adelir, Almira e Arilde. Em 1961, passou a residir em Dois Vizinhos, onde construiu sua primeira ferraria no mesmo período em que ocorreu a instalação político-administrativa do município, com a posse de Germano Stedille, o primeiro prefeito eleito.
Hilário Mario Bernardi aprendeu a profissão de ferreiro aos 18 anos com seus tios e, desde então, sempre exerceu a profissão. Aos 44 anos de profissão, já havia fabricado mais de 1.500 carroças e charretes, além de inúmeras grades, ferramentas manuais como foices, machados, martelos, ferramentas de churrasco como espetos e facas, além de ferraduras para diferentes animais utilizados no serviço de tração animal. Atualmente, existem poucos ferreiros atuando e, mesmo com a idade avançada, Hilário segue se dedicando ao trabalho. Na oficina, localizada na Rua Padre Anchieta, n.º 1226, Centro Norte, ele atende há 62 anos.
Nos dias de hoje, mesmo após ter passado por um sério problema de saúde, continua exercendo a profissão de ferreiro todos os dias, faça chuva ou faça sol, sempre disposto a fazer o seu melhor, criando objetos de ferro ou aço, forjando o metal para criar peças de características únicas e resistentes de acordo com as necessidades dos clientes.
Fonte: Portal Educadora com Assessoria da Câmara