• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Acidentes de trânsito estão aumentando em Dois Vizinhos

Dados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar apontam que, a cada ano que passa, mais registros de acidentes estão sendo feitos.

Image
  • 12 de Maio de 2023
  • Foto: Arquivo Portal Educadora

  • 2149

Na última quinta-feira, 11, representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros participaram do Programa Educadora News para falar sobre a campanha do Maio Amarelo. O objetivo é, durante o mês, conscientizar os condutores para termos um trânsito mais seguro.  O Tenente Tavares, comandante do Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos, que atende também os municípios de Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge D’Oeste e Verê, destacou o aumento de acidentes nos últimos anos. “Atendemos diversas colisões entre veículos, capotamentos, atropelamentos e elas ocorrem no perímetro urbano, nas estradas rurais e nas rodovias. Em 2020, tivemos 908 atendimentos do Corpo de Bombeiros, sendo que 269 foram acidentes de trânsito. Em 2021, foram 925 ocorrências atendidas sendo 308 acidentes de trânsito. No ano passado, das 838 ocorrências, 318 foram acidentes de trânsito. Agora, em 2023, até o dia 10 de maio, foram 231 ocorrências e 87 foram acidente de trânsito”, disse o Tenente Tavares.

Ele falou sobre a gravidade das vítimas. “Com relação as lesões, das 318 ocorrências de acidente de trânsito no ano passado, em torno de 85 tiveram vítimas com lesões graves ou moderadas e, desse total, 73 são de Dois Vizinhos. Foram 33 ferimentos graves, sendo 26 de Dois Vizinhos. Registramos 14 óbitos no ano passado, sendo oito de Dois Vizinhos. Não queremos impactar com os números, mas conscientizar. O slogan da campanha desse ano é ‘Escolha a Vida’ e nisso a gente pede para respeitar a legislação de trânsito, a autoridade de trânsito, reduzindo esses números. Vale ressaltar que a campanha do Maio Amarelo é para todos, mas a faixa etária mais atendida entre as vítimas é de 20 a 24 anos de acordo com os dados do ano passado”, completou.

O soldado Rossi, da Polícia Militar, também trouxe estatísticas de acidentes atendidos pela força de segurança em Dois Vizinhos. “Pegamos um parâmetro de 2021, 2022 e 2023 de janeiro até o início de maio para termos uma fidelidade maior de dados. Em 2021, foram 50 acidentes que atendemos, sendo 20 acionados via 190, o que significa que tivemos vítimas. Em 2022, foram 23 atendimentos e, agora, até esse momento de 2023, já foram 27 atendimentos com vítimas aqui no município. Os acidentes sem vítimas, no mesmo período, em 2021, foram 28 acidentes, em 2022 foram 30 e em 2023 foram 37 até agora. A consegue observar que os acidentes estão aumentando e um dado muito importante é que 80% dos atendimentos, com vítima ou não, a gente trata como abalroamento lateral, quando um veículo colide na lateral do outro e a maioria são por falta de atenção, seja por não respeitar a preferência em uma rotatória, não parar em uma preferencial, ou mesmo a desatenção de não olhar se vem um automóvel, uma motocicleta e acontece a colisão. Tenham atenção no trânsito, abandonem o celular quando estiverem dirigindo que, com certeza, se dirigíssemos com atenção, diminuiria muito o número de acidentes”, conclui.

Fonte: Portal Educadora