Na noite desta terça-feira, 16, tem mesa redonda sobre produção de alimentos e conservação do solo aberta ao público.
Foto: Portal Educadora
334
Começou, na manhã desta terça-feira, 16, no Centro Universitário Unisep, em Dois Vizinhos, a 8ª Reunião Paranaense de Ciência do Solo. Voltado, principalmente, para um público técnico científico, a reunião vai debater a ‘Conservação do solo e da água no Paraná: avanço, retrocessos e (re)usos’. Diversas autoridades participaram da abertura e exaltaram a importância da reunião para o futuro da agricultura e aumento de produtividade. Na noite de hoje, a partir das 19h, toda a sociedade é convidada para participar de uma mesa redonda que vai debater a produção de alimentos e conservação do solo e água com o produtor Laércio Dalla Vechia, Leandro do Prado Wildner, da Epagri-SC, e Lutécia dos Santos Canalli, do IDR-Paraná.
Discursos
O coordenador geral, professor Paulo César da Conceição, fez agradecimentos. “É, sem sombra de dúvidas, um privilégio imenso estar vocês aqui. A primeira reunião aconteceu em Pato Branco e, agora, fechando um ciclo, retornamos para o Sudoeste depois de visitar outras localidades, cumprindo o papel de criar um espaço de debate sobre a ciência do solo. Neste ano, estamos juntos fisicamente, com mais de 300 inscritos, em evento ainda no modelo híbrido. Que seja um momento de nos encontrarmos, de nos conhecermos e debatermos como aplicar todas as nossas pesquisas ao cotidiano dos produtores”, disse.
Nilvania Aparecida Mello, do Núcleo Paranaense de Ciência do Solo (NPCS), exaltou a importância do evento. “O solo é o primo pobre das ciências ambientais, mas ele tem uma coisa que eu acho bem importante que são os agregados e a principal lição é essa: temos que nos unir, trabalhar em conjunto, estamos próximos, para construir coisas sólidas, manter a sociedade, natureza e planeta funcionando”. O diretor da UTFPR de Dois Vizinhos, Everton Lozano, falou sobre as parcerias. “É muito importante poder contemplar profissionais e alunos, integrados numa rede de parceiras, que enriquecem muito o trabalho e a pesquisa na área de ciência do solo, que conta com um grupo expoente em Dois Vizinhos”.
O reitor da Unisep, Sérgio Fabiane, também deu boas-vidas aos participantes. “Eu vou me dar a permissão de repetir o que o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues disse quando esteve aqui na nossa instituição: no futuro, a ONU terá que promover o Brasil como grande agente da paz porque vamos produzir alimentos para matar a fome do mundo e isso só é possível quando se tem um solo fértil, então, estamos no caminho. Para a Unisep, é uma honra tê-los em nossa casa”, completou.
Débora Grimm, diretora da área técnica do Sistema Faep/Senar, destacou que a entidade sempre procurou dar suporte aos produtores e, desde 2016, passou também a abranger pesquisas na área de solos. “Isso é importante porque levamos o retorno dos trabalhos acadêmicos aos produtores. Sabemos que daqui vão sair vários trabalhos e projetos que vamos reverter aos nossos produtores como capacitação e treinamentos”. O chefe regional da Seab, Alexandre Bianchini, parabenizou os organizadores. “Trabalhamos há muitos anos na conservação do solo. A tecnologia muda, os sistemas de produção mudam e, como Seab, temos que acompanhar, orientar e estar sempre próximo dos produtores nessa evolução e nunca podemos esquecer que a base é o solo. Não adianta semente modificada e os melhores maquinários sem um solo bem equilibrado”, disse.
Hudson Carlos Lissoni Leonardo, da Itaipu Binacional, colocou a usina à disposição para apoiar projetos na área de conservação do solo. Júlio Russi, diretor geral da Mútua Paraná, falou que o evento é pensado por um grupo de pessoas que trabalha para o bem comum de toda a sociedade e, por fim, Rafael Fuentes Llanillo, diretor de gestão de negócios do IDR-Paraná, parabenizou a organização e destacou que a ciência do solo está no DNA do instituto.
Sobre
A Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS) é promovido pelo Núcleo Paranaense de Ciência do Solo (NPCS) vinculado à Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) e organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) numa parceria entre os três campus do Sudoeste - Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco, além do Centro Universitário Unisep, IDR-Paraná e IFPR-Palmas.
Fonte: Portal Educadora