O projeto-piloto vai ser lançado no Paraná, em uma escola rural do município de Morretes, que fica a 74 quilômetros da capital, Curitiba.
374
Começam, nesta quinta-feira, os testes para implementar a internet na área rural do Brasil. O projeto-piloto vai ser lançado no Paraná, em uma escola rural do município de Morretes, que fica a 74 quilômetros da capital, Curitiba.
A ideia é testar a faixa de 450 Mhz, que foi destinada à telefonia móvel e fixa e ao uso da internet no campo.
Os números comprovam a abrangência do projeto: depois que for implementada, a internet no campo deve chegar a mais de 24 milhões de pessoas em todo o país.
O governo quer resolver um problema histórico e levar tecnologia à zona rural, onde apenas 6% dos domicílios têm acesso à rede mundial de computadores hoje.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, vai acompanhar de perto a fase experimental do projeto.
Além do município de Morretes, as cidades paranaenses de Antonina e Realeza também vão receber os testes. A faixa de 450 Mhz será avaliada ainda em outros dois pontos do país: Brasília e Manaus, capital do Amazonas.
A ideia dos técnicos ao escolher esses locais foi analisar a atuação da tecnologia em lugares do Brasil que tivessem condições geográficas completamente diferentes. A previsão é de que o edital para licitar a faixa de 450 Mhz saia em abril. O leilão ocorre em maio.