Ciklo2Vizinhos: o hub de inovação da ACEDV/CDL

Programa foi lançado na noite de terça-feira, 23, em reunião da diretoria da ACEDV/CDL.

Image
  • 24 de Maio de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 419

Na noite de terça-feira, 23, durante reunião da diretoria da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), foi lançado e apresentado o Ciklo2Vizinhos. O novo projeto é um braço do Ciklo Hub de Inovação da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB) e consiste em trabalhar a inovação dentro da entidade empresarial conectando as empresas associadas com outras empresas inovadoras. Dentro desse espaço também são realizados programas de inovação e ações que buscam potencializar essa cultura. Além de diretores, participaram da solenidade, o secretário de desenvolvimento econômico e tecnologia, Alex Alff, o presidente da ACEFB, William Madruga, César Colini, gerente regional do Sebrae e representantes dos parceiros Dez Telecom e Cresol Pioneira.

Josiane Grando, presidente da ACEDV/CDL, celebrou o momento. “Hoje apresentamos esse grande projeto para vocês. Em fevereiro, quando fomos visitar e conhecer em Beltrão, vi o associativismo na essência dentro do Ciklo. Queria muito agradecer a ACEFB por nos ajudar tanto e dizer que a semente plantada lá atrás germinou, incorporamos e agora vamos trabalhar para fazer crescer”, disse.

A ideia de trazer o projeto para Dois Vizinhos vem ainda da gestão do ex-presidente Rogério Sidral, que hoje preside a Agência de Desenvolvimento Regional. “Falamos muito sobre como fazer um Sudoeste diferente, quebrando egos, bairrismos e crescendo junto e o Ciklo entra nisso. Foram muitas conversas com os parceiros, muitos esforços e agora, com o projeto, buscamos desenvolver ainda mais a nossa região”, explicou.

Androsiana Dal Prá, diretora de ciência, tecnologia e inovação, vai coordenar o projeto. “A minha startup já participa em Beltrão e eu percebo que, no Ciklo, as coisas fluem naturalmente. A gente começa com quatro startups prospectadas, cinco eventos programados e um cronograma de ações. Vamos começar a falar do Ciklo2Vizinhos para os associados e buscar fomentar esse ecossistema de inovação no nosso município”, completou.

Outros pronunciamentos

César Colini, gerente regional do Sebrae, elogiou a parceria entre as entidades empresariais. “O que temos que lembrar nessa questão do Ciklo é que estamos colocando a pauta de inovação e, muitos acham que é sobre tecnologia, mas não é. É sobre pessoas. Quando pensamos em inovar, é colocar a criatividade em prática. Inovação é sobre pessoas, investir em pessoas, valorizar capital humano e o resultado é a tecnologia. Ter tecnologia é uma forma de inovar, mas não a única forma de inovar. Beltrão já tem resultado que chama atenção de todo o Paraná no Ciklo e parabéns por apostarem e acreditar. Aqui vocês já tem um ecossistema, basta trabalhar”, disse. O secretário Alex Alff elogiou a iniciativa. “Uma sociedade que tem interesses comuns desenvolve. Temos que pensar como região, temos muitos atores envolvidos, uma sociedade organizada, que não espera só do poder público e que cresce. Temos pessoas querendo investir e quem tiver inovação vai crescer”.

Em Beltrão...

O presidente da ACEFB falou sobre a importância do Ciklo2Hub para a entidade. “Iniciou na gestão do Tarsízio Bonetti e foi a materialização de um planejamento onde começamos a pensar em mudar a matriz econômica. Pensamos várias coisas, o Sebrae foi muito parceiro, tivemos uma viagem técnica para Israel, veio a ideia e foi colocada em prática. A questão de tecnologia é um ponto em que Beltrão precisava melhorar, já que Pato Branco e Dois Vizinhos são referências nesse tema e não trabalhamos nisso com inveja, pensamos sempre em somar os ativos. Quando nos desarmamos, pensamos no Sudoeste, acho que todos ganham. Essa parceria é um avanço grande e não tenho dúvida que todos nós vamos somar os ativos e a região toda sai fortalecida”, disse.

Cledson Lodi, vice-presidente de assuntos de ciência, tecnologia e inovação da ACEFB falou sobre números. “Trabalhamos focados em três pilares: ser um hub de conexões para associadas com outras empresas inovadoras; promover programas de inovação; promover o ecossistema e a cultura de inovação regional. Hoje contamos com 21 startups residentes (5 físicas e 16 virtuais), 72 conectadas e 140 contatadas. Já são mais de 2,7 mil pessoas impactadas, 380 conexões geradas para associados e 508 conexões no total porque também é aberto para não sócios. Já geramos mais de R$ 1,5 milhão em negócios e o interessante é que nossos parceiros de Beltrão se tornam parceiros aqui”, explicou.

Joares Ribeiro, diretor executivo da ACEFB e CEO do Ciklo de Francisco Beltrão, também exaltou a parceria. “Nossa entidade representa empresas que são formadas por pessoas. A partir disso, o movimento que gera o processo de inovação faz muitas coisas acontecerem. Vale muito a pena acreditar, apostar no processo de inovação por mais que o resultado esperado não aconteça em um, dois ou cinco anos, mas eu digo que, quando menos se espera, ele se torna gigante. Nós estamos abrindo o Ciklo com coração aberto e trazendo cara vez mais pessoas para esse movimento: quando compartilhamos, todos crescem”, conclui.

Fonte: Portal Educadora com Assessoria